Wednesday, August 25, 2010

Under-responsivity - nossa experiência


O Pedro até por volta dos 5 anos e meio foi uma criança muito tranquila, e até certo ponto, nunca deu muito trabalho, parecia não se importar com nenhum estímulo e não tinha resistência a mudanças.

O grande problema foi pelo fato dele "não dar trabalho", no jardim de infância as professoras consideravam ele reservado, mas como ele não incomodava ninguém, esse comportamento pouco natural para uma criança entre 1 e 2 anos não foi encarado como um problema. Já em casa, nós acreditávamos que ele era hiperativo, ou agitado pelo menos, isso acontecia porque o Pedro tem duas formas de distúrbio de modulação sensorial - sensory modulation disorder (SMD), ele é under-responsivo (resposta baixa ou inexistente) e Sensory Seeking (constante busca por estímulos sensoriais).

No tempo que o Pedro passava no jardim da infância, os estímulos não eram suficientes para fazer com que o cérebro dele mandasse comandos de ação, de curiosidade, mas ao mesmo tempo a sua fome por estímulos sensoriais crescia e em casa, um ambiente que ele se sentia seguro, começava sua busca incansável por estímulos sensoriais, muita desta busca está ligada ao sistema vestibular e isso é o que impele a agitação.

Após o diagnóstico, já aos 3 anos, nós enfrentamos o mesmo problema na pré-escola de educação especial, ele não incomodava, ficava "desligado" num canto da sala e precisava de uma auxiliar para movê-lo de um lado para o outro, em casa parecia um vulcão em erupção.

Vocês podem imaginar o quanto eu fiz o papel de mãe louca frente as escolinhas com a preocupação que o Pedro era hiperativo, e foi somente quando ele estava com 4 anos que eu descobri a resposta para essa quietude na escolinha (que eu não acreditava) e o vulcão em casa (que a escolinha não acreditava).

Com esse conhecimento, foi possível traçar um plano para aumentar o estado de alerta do Pedro quando na escola e foram implementados programas para que ele fosse "obrigado" a estar envolvido na rotina da escola, assim ele deixava de ser um expectador passivo para ser um aluno atuante. Não foi uma mudança fácil, houve muita resistência por parte da escola alimentada pela resistência do Pedro, mas quando essa mudança aconteceu, em pouco tempo surgiu um "novo" Pedro na sala de aula e assim o sonho da integração começava.

O fato do seu sistema sensorial ser under-responsivo causa um enorme atraso na resposta ao estímulo. Segundo nossas observações o Pedro tinha um atraso de 15 a 30 segundos na resposta ao estímulo. Na prática, isso aparece como uma não reação e depois uma ação sem lógica.

Um exemplo é de um dia o Pedro passou espremido entre a mesa da cozinha e a geladeira e bateu a cabeça na geladeira, pareceu não sentir o golpe e 20 segundos depois, já no meio do jardim, começou um choramingo de reclamação.

Ele tinha uma resistência a dor muito grande e essa é a parte que mais me assustava pois poderia colocá-lo em risco.

Quando seu irmão Luís arrancava o brinquedo da mão do Pedro ele também tinha um atraso na reação e até nós descobrirmos isso creditávamos que ele não se importava que o irmão arrancasse os brinquedos da mão dele e ao mesmo tempo, parecia aborrecer-se por nada.

Para tentar auxiliá-lo a desenvolver uma reação mais rápida a consultora educacional da escola implantou um programa de ABA focado em fluência, com cartões de figuras, essa tentativa durou 4 meses e todas as pessoas envolvidas sentiam-se desconfortáveis com o programa pois ele ataca a lentidão como um comportamento que a criança controla e não como um problema de natureza sensorial da criança.

O Pedro também teve um programa de Terapia de escovação com o objetivo de abrir os canais sensoriais na pele.

Trabalhamos também um protocolo chamado Astronaut Training que visa regular o sistema vestibular e foca também na visão. Além disso ele usou prismas que ajudaram muito num primeiro momento a ele reconhecer o espaço que o corpo dele ocupava, o Pedro foi carinhosamente apelidado de "King Kong" por uma terapeuta por causa da maneira que ele se movia levando tudo a sua volta com ele para o chão.

Com uma consultora nós fizemos um programa chamado Tomatis Therapy que tem o objetivo de acelerar a resposta do Pedro e trabalha no plano sensorial com o sistema vestibular. Mais tarde nós passamos para o ILS que deriva da técnica Tomatis.

O tratamento do Pedro foi centrado na família, pois é assim que deve funcionar o tratamento de uma criança com SPD, pais e terapeutas são parceiros que desempenham papéis diferentes, porém essenciais.

Juntos, eles devem pensar sobre a rotina diária em que a criança está e assim trabalhar para atingir os objetivos que reflitam a cultura e valores da família.

No comments:

Post a Comment