Thursday, October 18, 2012

Risperidona X Abilify

Idas e vindas das nossas decisões, sempre, lógico, pensando no bem-estar.

O Pedro desenvolveu razoável até os 5 anos de idade, quando tivemos o aparecimento de uma irritação quase que constante, essa irritação gerou muitos episódios de agressão, mais contra o irmão. Depois de muitas tentativas, aos 6 anos resolvemos, com a ajuda de uma neurologista medicá-lo, ele passou então a tomar Respidon (do princípio da risperidona). E assim foram anos, com algumas fases melhores, até que há por volta de 10 meses atrás, encontramos o que eu classificaria da melhor fase do Pedro, em que as energias se renovavam a cada palavra, combinação de palavras, sorriso constante. Além da medicação, muita terapia, muita estimulação ainda acontece, mas este é um relato sobre as medicações.

Em julho resolvi tentar algo novo, algo mais moderno, afinal, temos que ter a mente aberta, certo?! Com a ajuda de um psiquiatra fizemos a troca da Risperidona pelo Abilify. Nas primeiras semanas o Pedro ficou muito mais tranquilo, sem um caminhar de lá prá cá e parecia mais tranquilo no geral. Isso era a retirada da Risperidona e não a entrada do Abilify que ainda não tinha começado a fazer efeito, essa medicação demora em torno de 20 dias para fazer efeito.

Estamos há 1 mês e meio com o Abilify e em estado de calamidade em casa, o Pedro ficou uma criança do apática para o triste, sendo que a alegria sempre foi sua maior característica. Sempre na dúvida se é impressão minha ou realidade, esta semana brincamos de guerra de almofada, na maioria das vezes o Pedro precisa de ajuda para atirar as almofadas, antes porque não se aguentava de tanto rir, mas nessa semana ele precisou de ajuda pela tremenda apatia. Esse foi o meu maior sinal de basta. Sim, eu tenho a mente aberta, mas não os olhos vendados.




Lendo relatos de outras famílias nos EUA, a tristeza e choro não é um efeito tão incomum nas crianças autistas usando o Abilify.

Este é um relato 100% pessoal, até hoje não ouvi ninguém dizer que não se adaptou ao Abilify, já ouvi e vi muitas crianças não se adaptarem ao Risperidona; mas, no caso do Pedro foi ao contrário. Ele precisa da medicação para segurar algumas reações fisiológicas de medo, sem a medicação, por motivo não aparente o coração dele dispara, as pupílas dilatam e ele perde o controle emocional.

Resolvi relatar simplesmente para alertar outras famílias que talvez tenham crianças que a reação de tristeza e apatia apareça, mas daí vai de cada família decidir o que fazer.

42 comments:

  1. Nossa, Marie, que coisa...Theo está indo bem. Fica mais sonolento nos primeiros 3 dias quando aumentamos a dose. Mas, no geral, melhorou muito, está mais tranquilo e focado. Vou ficar atenta com essa coisa do choro...não percebi nada, mas é bom a gente ficar esperta.

    bjo

    ReplyDelete
  2. Marie, ainda bem que você é uma mãe atenta. O meu Pedro não teve problemas com o Abilify ( ariprprazol), nem com a Risperidona. Em compensação, quando tinha uns 5 para 6 anos, em função de uma crise de alergia, tomou um antialérgico, nem me lembro mais qual, e ficou ligado no 500V! Reações paradoxais ( extrapiramidais, não é?) são mais frequentes do que se pensa. Um antigo neuro do Pedro sempre dizia que essas medicações são gerais, a dose sempre é empírica, e os efeitos colaterais existem, realmente. Voltarás à confiável e conhecida risperidona?

    ReplyDelete
  3. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9VzMZX4nBz8

    Interessante o vídeo q recebi de uma amiga. vale ficar super atento!

    ReplyDelete
  4. Achei este comentário super interessante:
    "Any good psychiatrist will tell you that mental illness isn't simply a "chemical imbalance". That's a silly term invented by the pharm companies to use to advertise wrongly to patients..."
    "Qq bom psiquiatra ira te alertar q doença mental não é simplismente um "desbalanço quimico". É um termo bobo inventado pelas companias farmaceuticas para usar para anunciar erroneamente aos pacientes ..."

    ReplyDelete
  5. Ao meu Pedro tb foi receitado Abilify, aos 18 anos, mas nem 1 semana conseguiu aguentar,pk ao invés de ficar mais controlado, ficou super excitado, com maior hiperactividade e sem dormir bem. Voltou ao Risperidona, k lhe havia sido receitado uns meses antes d Abilify e k ainda hoje mantém, juntamente com Zyprexa.O seu comportamento estabilizou muito desde k toma esta combinação de medicamentos (desde há 2 anos). Está muito mais sossegado, muito mais receptivo a actividades e muito sorridente! Estereotipias não tem, acabaram!!! Foi a melhor medicação k tomou até hoje ( e foi receitada em Espanha, onde reside).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por seu comentário! O Abilify segue sendo prescrito pelo médico a outros paciêntes como se não tivesse nenhum efeito colateral, ele não somente ignorou meu filho, como ignora os riscos que esta medicação tem.

      Delete
  6. Marie, boa tarde!
    só uma curiosidade: você voltou com a Risperidona?
    Meu filho toma risperdal (0,5ml manhã e 0,5ml à noite). Quando começou a medicação foi uma mudança imediata e muito positiva. Ele começou em 2010. Agora estou tentando tirar a medicação para ver como ele fica. :)
    obrigada!
    Flávia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Flávia,
      o Pedro voltou ao risperidona 1mg. Ele tem ataques de pâncio fora da medicação e a Risperidona ajuda q o corpo dele não entre organicamente nesse pâncio (batimentos cardíacos, suor, pupilas, etc)

      Delete
  7. Marie, o meu filho tem 17 anos e sempre tratou com Rispiridona. Nunca usei outro medicamento. Com ele acontecia a mesma coisa do seu relato. Ele teve uma convulsão aos 15 anos então tivemos que diminuir a dosagem do rispiridona por causa dos anticonvulsivos. Então, percebi exatamente o que vc disse, ele ficou triste, apático, tremendo, com o coração disparado e muito nervoso, agressivo. Tivemos que rever a dosagem e agora está tomando 3g por dia. Está bastante estável, calmo e tranquilo.
    Acho interessante relatos de outros medicamentos porque sempre tive dúvidas quanto ao uso de outros medicamentos, a não ser o que já conheço.
    Eu tenho mais dois filhos e ele sempre é mais agressivo com o mais novo, de 10 anos. Acho que porque ele não recebe tanta atenção do caçula.
    Abraço,
    Obrigada por compartilhar informações tão importantes para nós mães de autistas. Por muitos anos me senti muito sozinha.

    Anajara.

    ReplyDelete
  8. Querida Marie,
    Meu filho está com 2 anos e 9 meses. Diagnosticado com 1 ano e meio. Ultimamente, começou a negar muita coisa e situação, na qual ele se envolvia, como pra se arrumar, pra cantar ou rezar. Na maioria das vezes, ele anda se negando. "Não, não, não...!" Nem te falo pra escovar os dentes. Ele já fala de tudo, qdo precisa de algo, se counica muito bem, mas, é bem restrito aos seus interesses, na imensa maioria das vezes. Também começou a falar sozinho, insistentemente, tento participar, mas, na maioria das vezes, é difícil. Sinto como se em menos de um mês, ele tivesse mudado sensivelmente seu comportamento, pra mais distante. A neuropediatra quer passar o risperidona, disse q nao tem nenhum efeito colateral além de ganhar peso. Mas, nao soube me precisar os estudos que tenham sido feito para esse publico, dessa idade. E estou muito receosa. Dar uma medicaçao q ao invés de me aproxima-lo, me deixe mais distante e incompreensiva do q lhe passa. Por favor, gostaria de alguma opinião! Grata desde já!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Daniela,
      os estudos q existem é q essa medicação não é aprovada para crianças menores de 6 anos.Além disso, aumento de apetite não é o único efeito colateral, se vc ler a bula é de assustar. A Risperidona tbm tem o efeito acumulativo no organismo e podem acontecer sequelas numa idade mais avançada, por isso, ela só deve ser administrada se existir uma real necessidade e benefício para o indivíduo. Nossas crianças não reagem igual as diferentes medicações e NENHUMA medicação até hoje, cura autismo, faz falar ou cria motivação, isso são mitos. Talvez seja legal vc ler sobre co-regulação emocional, acredito q buscando a co-regulação vc vai conseguir ajudar mais o seu filho. Bjs

      Delete
  9. Muito obrigada! Lerei sim, me peguei despreparada para tanta mudança em seu comportamento, em tão pouco tempo. Como vc faz para escovar os dentes deles?
    Ontem, fiquei muito triste, de morrer de chorar, porque ele me disse que "os coleguinhas não querem ficar perto, só querem ficar longe e que ele fica triste" Isso pq ele não tem nem 3 anos. Entendo seus coleguinhas, sei q é difícil brincar com ele, mas, fiquei arrasada...

    ReplyDelete
  10. Daniela, para mim é difícil seguir as postagens no blog, mande um email para mim no autismo@live.com e por email podemos conversar melhor! :-) bj

    ReplyDelete
  11. DANIELA GOSTARIA DE FALAR COM VOCE SOBRE MEU FILHO AS REACOES ME MANDE UM IMAIL ruthinhagyn@hotmail.com

    ReplyDelete
  12. meu filho Gabriel de 9 anos começou nessa semana com a respiridona o que notei muito sonolento .... estou preocupada.

    ReplyDelete
  13. Meninas se vcs quiserem trocar ideias sobre o autismo eu adoraria pois muitas vezes fico perdida em meus pensamentos se estou fazendo a coisa certa, meu filho é maravilhoso e por esse simples motivo só quero ajuda-lo a melhorar a cada dia. Meu e-mail: debora.gd@hotmail.com

    ReplyDelete
  14. OLA MENINAS GOSTARIA DE SABER SE RISPERIDONA CUAS ALGUM DANO AOS DENTES DE CRIANÇA,POIS MEU FILHO TOMA DESDE DOS 3 ANOS E NOTEI QUE SEUS DENTES ESTÃO PERDENDO A COR FICANDO COM A APARENCIA DE TRANSPARENTE E HOJE CHOREI MUITO POIS FUI ESCOVAR O DENTE DELE E QUEBROU NO MEIO FIQUEI TRISTE PQ JA ERA O PERMANENTE ESTOU ARRASADA ,SEI QUE MELHORA SEU CONPORTAMENTO MAIS FIQUEI MUITO TRISTE SE ALGUEM SOUBER ALGO POR FAVO ME FALE

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode ser que ele tenha bruxismo! Com o meu filho acontecia com os dentes de leite!

      Delete
  15. HOJE ELE ESTA COM 6 ANOS , E DENTRO DO DENTE ESTVA OCO MAIS ESTAVA LIMPINHO E NÃO TINHA NENHUMA MANCHA,NÃO SEI COMO É UM DENTE POR DENTRO MAIS NÃO TINHA NENHUMA MASSA DENTRO É ESTRANHO

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não sei se isso tem a ver com o uso da risperidona, mas entre em contato urgente com o médico q receitou e com um dentista para saber o q fazer para proteger os dentes do seu filho. Boa sorte!

      Delete
  16. Marie,estou vivendo dias de angústia e procurando informações sobre o aripiprazol, encontrei seu texto e bate tanto com o que eu estou passando com meu filho,o Vitor sempre foi muito feliz e falante,mas agora está triste e apático,quando começou o tratamento com risperidona foi ótimo,pois foi perceptível sua melhora quanto a organização de pensamento,mas a risperidona engorda muito e ele teve um ganho de peso altíssimo,e ele é extremamente seletivo quanto a alimentação.Há um ano a médica mudou para o aripiprazol,e foi daí que as crises de choro voltaram,meu filho hoje é uma criança triste,estou tão angustiada,pq já relatei isso para a médica,mas ela só faz aumentar a dose.Moro no interior de SP,não existem especialistas no assunto,médico é muito difícil de se conseguir. Me sinto impotente!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Aripiprazol e a Risperidona não são as duas únicas opções. É comum, e eu não entendo o pq, os médicos aumentarem a dose de uma medicação q não está ajudando, não tem nenhuma lógica nisso a não ser tentar dopar nossas crianças. Procure outro neuro. Aonde do interior de SP vc mora?

      Delete
    2. A minha filha tomou risperdal durante quase um ano,dos 3 até quase quatro anos de idade, começou com 0,5 até 1ml. Não fez diferença alguma no comportamento dela. Eu só dava a noite, pq se desse pela manhã ela ficava sonolenta e isso a deixava mais irritada. No início desse ano, a médica receitou o aristab (aripiprazol) e começamos a dar 1/4 a noite. Os ganhos foram poucos... Ela melhorou a frequencia nas evacuações que chegavam a cinco por dia e diminuiu o ranger de dentes, porém, estamos descontinuando o uso para tirar a dúvida se o aumento das birras, choros e o fato dela se tornar mais arredia é só fase ou se é um efeito colateral do remédio. Penso que os ganhos devem ser muito, mas muito grandes mesmo para justificar dar a medicação, pois nenhum deles promove a cura. Minha menina está com quatro anos e 6 meses, tem autismo de grau leve, hiperléxica (aprendeu a ler sozinha), tem dificuldades para dormir (usa atensina a noite), estranha os próprios parentes, chora muito quando chega visita ou é contrariada, não entra em ambientes com música e cheio de pessoas, ou seja, eu e meu marido não temos vida social. Se o remédio não ajuda nisso, estou tirando.

      Delete
  17. O meu filho de 4 anos está tomando aripiprazol (aristabe), e nunca esteve tão bem!!!! Diminuiu consideravelmente a irritabilidade, agressividade, agitação! Oro para que ele fique sempre assim, não apareceu nenhum efeito colateral, pelo contrário, só benefícios, estou passando pelos melhores dias da minha vida! Estava desesperada antes de iniciar com este remédio, a vida dele mudou para melhor e a nossa tb, está numa escola regular e só vemos progressos diários!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,gostaria de saber se no início do tratamento c essa medicação seu filho teve sonolento

      Delete
    2. Minha filha usa risperidona e depakene desde os 2 anos. Faz três meses que o médico reduziu a risperidona e introduziu o Aripiprazol. Fomos reduzindo gradualmente a risperidona e introduzindo o Aristab. Foi então que D
      descobri o que é o inferno! Ela se batia, nos agredia, ficou 3 noites ( 72 horas sem dormir nada) se agredindo e nos agredindo. Foi horrivel.. Aumentamos a dose de aripiprazol e um pouco a respiridona. Ficou + tranquila, mas meio chorona. Quando comecei a reduzi para a risperidona para 0,30 mg 2 vezes ao dia a agressividade e insonia retornou, de modo que retornei a dose de 0,5 mg 2 x ao dia. Está relativamente estabilizada. E o médico informou que precisa aumentar o Aripiprazol e retirar a rispiridona ou ficar só na Rispiridona. Estou sem saber o que fazer...

      Delete
  18. Tenho um filho que toma respindon, e fico a pensar sera qui dopar nossos filhos com remedio ta melhorando? Tenho essas duvidas

    ReplyDelete
    Replies
    1. A minha filha ficava muito agressiva e se impondo sofrimento ( dando coquinhos com o punho na cabeça e nos agredindo também. Foi uma bênção! Agora estamos tentando trocar para o aripiprazol. A experiência está péssima!

      Delete
  19. Tenho um filho que toma respindon, e fico a pensar sera qui dopar nossos filhos com remedio ta melhorando? Tenho essas duvidas

    ReplyDelete
  20. Tenho um filho que toma respindon, e fico a pensar sera qui dopar nossos filhos com remedio ta melhorando? Tenho essas duvidas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tenho um filho autista leve e nunca dei medicação mesmo quando foi receitado pelo medico...segui minha intuição e hoje vejo que fiz o melhor pra ele...o caminho é mais difícil poprem eles conseguem aprender as coisas melhor....sem os remdios.

      Delete
  21. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  22. Me chamo Leila, tenho um filho de 22 anos autista, que tomava Risperidona desde dos 11 anos de idade, logo que começou a medicação foi como um milagre, ficou mais atento, parou mais as estereotipias e diminuiu as ecolalias e ficou mais concentrado, mas com o passar dos anos, percebi que o remédio foi perdendo a eficácia, mesmo que aumentasse ou diminuísse a dosagem ele não melhorava o comportamento, pois estava ficando agressivo. Então achei que estava na hora de tirar o remédio. O processo de desmame é complicado, ele teve crise de abstinência, ficou extremamente eufórico e com dificuldade de dormir, coisa que nunca teve. Portanto, queridas cada caso é um diferente, mas repensem e analisem na hora de medicar, pois me arrependo amargamente de ter dado por muitos anos esse remédio para meu filho.

    ReplyDelete
  23. Podem me ajudar, estou tomando 15 mg de aritab pois para mim estou bem melhor, essa medicação engorda?

    ReplyDelete
  24. Normalmente Na bula da medicação tem essa informação.

    ReplyDelete
  25. oi eu sou estou tomando risperidona .comecei a tomar onte .28 07.2018.ai o meu medico mandou ei tomar dois tipo de remedio depresivo mas mim encanei e tomei dois comprimido risperida de 1 mg.e perigoso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. entre em contato com seu médico, ele te orientará.

      Delete
  26. Algumas de vcs mães usam aripripazol nos filhos o meu tem 4 anos e meio e anda muito agressivo to muito perdida preciso de sjuda

    ReplyDelete
  27. Nossa, que difícil , ler todos esses relatos, sei que cada caso é um caso, e que todos devem tomar decisões junto aos profissionais que os acompanham, e sinto tb (ocorre comigo) que a decisão de "nao dar o remedio receitado" as vezes se trata da minha "nao aceitação"do diagnostico. Minha filha hj com 6 anos de idade, e desde os 3 foi "diagnosticada"com espectros de autismo leve e TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e eu nunca quis dar o remedio receitado (aristab e resperidona). Dei o Risperidona por ano e tirei pq achava q a evolução dela era a normal da idade, vive o inferno com a retirada... Até estou sendo pressionada pela escola para retomar a medicação, mas nao quero... Enfim, vivo atualmente este dilema: retomar ou nao a risperidona.... Estou analisando tb a possibilidade de trocar de psicologo, sou de salvador -ba e aqui não há muitos profissionais que atendam crianças, se alguém puder me indicar algum lhe serei grata...
    Outra situação tb que me incomoda muito é o alto valor dos tratamentos, os profissionais perderam a noção e cobram muito caro, as vezes acho q eles se aproveitam de nosso desespero e nao se perguntam de onde brota grana... Só um desabafo essa ultima parte, pq pagar terei de pagar mesmo...

    ReplyDelete