Monday, October 8, 2012

ABA: Imitar construção com blocos

Objetivos do programa:
Aprender a utilizar brinquedos de forma adequada
Aumentar as habilidades motoras/visuais de padronização
Aumentar a atenção e memória
Estabelecer comportamento de auto-controle (não agarrando blocos, jogando)
Aumentar as habilidades motoras finas
Aprender a olhar para os materiais das tarefas e ações do professor
Aprender a esperar a vez

Este programa pode ser feito com qualquer tipo de materiais de construção, incluindo blocos, Legos ou formas cortadas de papel colorido. O adulto se senta na mesa em frente a criança. Cada pessoa tem seus próprios materiais na mesa. O adulto vai criar uma estrutura usando seus blocos no meio da mesa. A criança vai copiar o mesmo projeto utilizando seus blocos na mesa em frente a ela. Ela deve copiar da mesma forma que se copiaria um diagrama. Use blocos que têm várias formas e cores. Comece com duas ou três cubos/blocos e aumente gradualmente o número de blocos nas construções.

Uma vez que as estruturas são construídas, elas devem ser incorporadas em brincadeiras (dirigindo um carro debaixo de uma ponte). Vários tipos de blocos devem ser usados. Bonecos e os animais podem ser incorporados na estrutura.

Utilize orientação física, demonstração verbal, apontar ou uma combinação. Gradualmente elimine as induções de acerto para que a criança realize de forma independente. Como um alerta, no início, a criança deve ter apenas os blocos que irá precisar. Posteriormente, deve haver blocos adicionais que não serão utilizados na construção.

Para iniciar este programa, a criança já deve ter aprendido três itens da fase de imitação não-verbal.

Construção de Torre: fornecer blocos e dizer "construir uma torre". Começar com uma torre de dois blocos e, gradualmente, aumentar o tamanho da torre. Quatro torres de blocos são esperados em uma idade de 1 ano e 6 meses, torre de seis blocos aos dois anos, torre de oito blocos aos 2 anos e 6 meses.

 A grande dificuldade do Luís era auto-controle e seguir comandos, este prorama de imitação com blocos também ajudou nestes aspectos. Para crianças com muita dificuldade de auto-controle e "do contra", eu recomendo a leitura destes dois programas também:




Discriminar formas coloridas: Coloque dois blocos diferentes espaçados cerca de 10 centímetros de distância (quadrado vermelho e um longo retângulo verde). Dê à criança um bloco que corresponde a um dos dois e diga-lhe para "colocar com mesma". Isto é para verificar se ela pode discriminar entre os blocos.

 passos seqüenciais: Coloque abaixo um pedaço de papel para definir a área de construção para cada pessoa. O professor completa um passo da construção e aguarda criança para copiar a passo. proceder para o próximo passo da construção e esperar por criança para copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas eo número de solicitações. Estabelecer imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Em cima
Direito vs esquerdo
Vs da frente para trás
Orientação do bloco

Certifique-se de randomizar a forma ea cor do bloco usado de julgamento para julgamento e também para variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros imitação generalizada, não thatch desenhos específicos. passos seqüenciais: Coloque abaixo um pedaço de papel para definir a área de construção para cada pessoa. O professor completa um passo da construção e aguarda criança para copiar a passo. proceder para o próximo passo da construção e esperar por criança para copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas eo número de solicitações. Estabelecer imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Em cima
Direito vs esquerdo
Vs da frente para trás
Orientação do bloco

Certifique-se de randomizar a forma ea cor do bloco usado de julgamento para julgamento e também para variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros imitação generalizada, não thatch desenhos específicos.



Passos seqüenciais: Delimite a área de construção com um pedaço de papel diferente para cada pessoa. O adulto completa um passo da construção e aguarda a criança copiar esse passo. Siga para o próximo passo da construção e espere pela criança copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas e o número de solicitações. A criança deve estabelecer a imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Na frente vs atrás
Direito vs esquerdo
Orientação do bloco
Certifique-se de randomizar a forma e a cor do bloco usado de exercício para exercício e também variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros de imitação generalizada, não ensinar construções específicas.





Estrutura Pre-construída: O adulto completa a estrutura de modelo antes da criança começar sua estrutura. Se necessário, isto pode ser feito por trás de uma proteção para garantir que ela espera. Gradualmente aumente a complexidade.




Copiar padrões com blocos:
Horizontal
Vertical
Combinado horizontal e vertical
Adicionar frente / trás dimensão

Padrões foram trabalhados nesta fase, com meus filhos, com brinquedos específicos de padronização:

Copiar projetos à partir de figuras/fotos:



 


Criar estruturas específicas: mesa, cadeira, ponte, garagem, carro, avião, trem, casa, cama, veleiro, etc (uma construção de blocos que se parece com um item específico). Mais tarde, uma foto pode ser usada, junto com uma instrução verbal. Desaparecer a foto e a criança constrói o item com uma instrução verbal apenas. Você pode incorporar figuras em construções e deixar claro o que você construiu (deite uma figura na cama). Incorporar brincadeiras com as estruturas criadas (carro de passeio, colocar/tirar animais de um curral, etc)

Para mais idéias de como incentivar a brincadeira, leia aqui.
Para outras idéias de como ensinar imitação: Imitação não-verbal e Imitação Recíproca.
Para ler sobre nossa experiência com o ABA, clique aqui.


Fonte: A work in progress - Ron Leaf & John Mc Eachin


No comments:

Post a Comment