Thursday, October 27, 2011

Tônus muscular


O sistema neurológico determina o nosso nível de tônus ​​muscular. Tônus muscular permite-nos manter nosso corpo em posição e nos dá a capacidade de movimento. Tônus muscular é o estado dinâmico da musculatura do corpo, em preparação para o movimento. Ele reflete as reações do sistema nervoso central a estímulos sensoriais. É um estado de prontidão, que é o resultado de um ciclo normal sensório-motor-sensorial de impulsos. Por exemplo, se você tentar endireitar o braço de alguém, os músculos rapidamente se contrairão, em resposta, mas depois relaxarão após o estímulo terminado (Gagnon, 2003).

Tônus muscular fornece uma estrutura física normal com seus diversos graus de estabilidade e mobilidade. Isso permite que uma criança se sente em uma cadeira enquanto ouve as instruções, sem medo de cair da cadeira. A criança pode alcançar facilmente qualquer coisa sobre uma mesa ou no chão e sentar-se ereto novamente. A criança fica estável, que lhe permite facilmente mover contra a gravidade.

Problemas que envolvem não ter um adequado tônus muscular:

Uma criança com hipertonia, reage com exagero aos estímulos que a pessoa com tônus muscular normal lida sem problemas. o músculo irá reagir a um ritmo mais rápido e vai recuperar a um ritmo mais lento, o que cria uma falta de prontidão para o movimento dinâmico. Crianças com tônus ​​muscular elevado são freqüentemente descritas como rígidas ou espásticas em seus movimentos (Gagnon, 2003). Pode ser difícil para elas manter a cabeça erguida contra a gravidade ou alcançar algo sem cair.

Aqui é onde a criança começa a desenvolver compensações, o que torna os músculos do pescoço ainda mais rígidos, o que acaba por agravar a inflexibilidade do músculo e dificultar ainda mais o movimento.

Uma criança com, hipotonia, os músculos são lentos para iniciar uma contração e não conseguem contrair totalmente. Muitas vezes, essas crianças também têm dificuldade em manter a contração durante o mesmo tempo que alguém com o tônus ​​muscular normal conseguiria. Tônus muscular baixo faz com que os músculos sejam desajeitados (Gagnon, 2003). Você pode observarque a criança deita a cabeça e o corpo sobre a mesa, porque é difícil mantê-los de pé contra a gravidade. Crianças com baixo tônus ​​muscular tem dificuldade em iniciar o movimento a uma velocidade normal e manter esse movimento. Ela podem ser lenta para responder a estímulos sensoriais, ter dificuldade em manter uma resposta e pode precisar de suporte físico do ambiente, como por exemplo, uma cadeira com braços e a altura em que os pés podem estar firmimente apoiados no chão.

Nosso corpo se mover melhor quando há estabilidade, com o corpo centrado e equilíbrado na linha média.

5 comments:

  1. obrigada por me ajudar a esclarecer <3

    ReplyDelete
  2. Mas onde entra a relação entre hipotonia muscular e autismo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. o texto é uma seuqencia de postagens sobre questões sensoriais e a disfunção sendorial é outro transtorno que vem paralelo a muitos casos de autismo, a hipomia muscular está presente em algumas pessoas com autismo, mas se não olhada como tal pode ser confundida com comportamento autista, e a pessoa com autismo perder a oportunidade de ter sua musculatura trabalhada de forma eficaz para uma melhor qualidade de vida.

      Delete
    2. Quais atividades físicas podem ser usadas para trabalhar com criança autista de 6 anos com hipotonia?

      Delete