Monday, August 23, 2010

The Wilbarger Protocol - Terapia da escovação



O Protocolo Wilbarger é um programa de terapia destinada a reduzir a defensiva sensorial ou tátil. As crianças que apresentam sintomas de defensividade tátil são extremamente sensíveis ao toque. Isso pode causar um medo ou resistência ao ser tocado, dificuldade de transição entre as atividades e / ou letargia. A terapia foi desenvolvida por Patricia Wilbarger, médica e terapeuta ocupacional.


Não há muita comprovação de pesquisa sobre o protocolo Wilbarger. No entanto, muitos pais de crianças com autismo têm relatado que veem diminuições na defensiva sensorial e ansiedade como resultado da utilização dessa técnica. Algumas das vantagens do protocolo Wilbarger podem incluir capacidade melhorada para a transição entre as atividades diárias, atenção melhora, diminuiu o medo ou desconforto de ser tocado, uma melhora da coordenação e auto-regulação.


A rotina completa de escovação geralmente leva apenas 2-3 minutos. O primeiro passo do tratamento envolve o uso de uma escova de plásico macia que é passada como uma escovação sobre a pele da criança, utilizando uma pressão muito firme, é como uma massagem de pressão profunda. Escovação começa nos braços, mãos, costas, pernas e pés. As áreas do rosto, peito e estômago nunca são escovadas, porque estas são áreas sensíveis que podem causar reações adversas.

A terapia da escovação é recomendada inicialmente a cada 2 horas, enquanto a criança está acordada. Os terapeutas normalmente re-avaliam o nível de escovação após duas semanas. Com base nessa observação o intervalo das escovações pode ser modificado. A escovação continua, enquanto há benefícios para a pessoa. É comum que se atinja momentos de plateu, então a escovação pode ser suspensa e retornar ou não posteriormente, conforme avaliação de observação.


Após a terapia de escovação, os terapeutas podem também prescrever dez suaves compressões nas juntas dos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e esterno. Outra maneira de se obter a compressão nas juntas é fazer pole-chinelo, flexões de braços ou pular numa cama elástica.


Finalmente, o terapeuta pode também sugerir uma Técnica Táctil Oral. Esta técnica consiste em uma estimulação dentro da boca com o dedo percorrendo o interior da boca da pessoa. Isso é útil para crianças com defesa oral. (Estas crianças podem ter problemas com os alimentos por causa de sua textura ou recusam ter seus dentes escovados.)

Se você acha que seu filho iria beneficiar-se do Protocolo Wilbarger, é importante procurar a orientação de um terapeuta ocupacional. O TO deve ter conhecimentos de integração sensorial e saber como usar o protocolo Wilbarger. Se o tratamento for realizado de forma incorreta não será eficaz e pode ser e pode ser muito desconfortável para o indivíduo.

No comments:

Post a Comment