Crianças com Síndrome de Processamento Sensorial (SPD) tem suas experiências sensoriais, como toque, gustação, olfato, audição, visão, movimento e outras sensações diferentes das pessoas com desenvolvimento típico. Algumas sentem as sensações mais intensas, enquanto outras não percebem a intensidade dessas sensações, e outras que simplesmente não decodificam a mensagem corretamente, plano pode ser sentido como curvo e outras sensações simplesmente são sentidas como a mesma coisa, frio/calor.
Pela razão dessas crianças com Síndrome de Processamento Sensorial não processarem as sensações da mesma forma que as outras crianças de desenvolvimento típico elas não tem o mesmo comportamento/resposta esperados e muitas atividades simples que parecem vir naturalmente não ocorrem e se tornam verdadeiros desafios para as crianças com essa síndrome. É quase natural que uma desordem total no desenvolvimento desta criança aconteça.
Dra. A. Jean Ayres explica e documenta em seu trabalho "Sensory Integration and Learning Disabilities" os problemas de comportamentos, sociais e emocionais que emergem quando uma criança não desenvolve uma forte base sensorial nos primeiros anos de vida.
Pela razão dessas crianças com Síndrome de Processamento Sensorial não processarem as sensações da mesma forma que as outras crianças de desenvolvimento típico elas não tem o mesmo comportamento/resposta esperados e muitas atividades simples que parecem vir naturalmente não ocorrem e se tornam verdadeiros desafios para as crianças com essa síndrome. É quase natural que uma desordem total no desenvolvimento desta criança aconteça.
Dra. A. Jean Ayres explica e documenta em seu trabalho "Sensory Integration and Learning Disabilities" os problemas de comportamentos, sociais e emocionais que emergem quando uma criança não desenvolve uma forte base sensorial nos primeiros anos de vida.
Autismo ou Síndrome de Processamento Sensorial?
Apesar das dificuldades de comunicação serem comum nas crianças com autismo estas crianças variam consideravelmente em suas características, de fato, o autismo deve ser entendido como um espectro em si, assim como a descrição de dificuldades de aprendizado. O autismo não afeta, por si só, a capacidade de aprender e de entendimento, mas afeta o processamento de todos os sentidos.
É extremamente comum que crianças com problemas de desenvolvimento tenham mais de uma síndrome concomitante.
Muitas crianças com déficit de atenção, hiperatividade, síndrome obsessivo compulsivo, síndrome opositor, espectro autista entre outras também venham a apresentar SPD em alguma intensidade.
Processamento Sensorial e Síndrome do Processamento Sensorial
"Processamento sensorial refere-se a maneira que o sistema nervoso recebe as mensagens sensoriais e as transforma em respostas." Lucy Jane Miller, Ph.D., OTR
Nós temos cinco sentidos mais conhecidos: visão, audição, olfato, gustação e tato. E pelo menos, mais dois sentidos "escondidos", o sistema proprioceptivo e o sistema vestibular, que juntos são os sistemas responsáveis pela percepção dos músculos, juntas, pressão, velocidade e posicionamento do corpo.
A maioria de nós, nasce com a capacidade de receber as mensagens sensoriais e organizá-las, sem esforço numa resposta "correta" fisiológica e comportamental.
Se a criança, constantemente falha na organização dessas mensagens sensoriais incapacitando-a de uma reação esperada, essa criança tem uma disfunção do processo sensorial e atividades diárias, além das relações sociais e crescimento emocional serão impactados.
Para ilustrar uma resposta sensorial correta podemos tomar como exemplo uma criança em um parque, esta criança está posicionada num gramado, próxima de outras crianças que jogam bola, por acaso a bola vem em sua direção, a reação correta é abaixar ou colocar o braço na frente para proteção, caso a criança tenha essa resposta/reação, é muito provável que seu sistema sensorial processe as informações do meio harmonicamente, porém se a criança se assusta em excesso quase como se entrasse em pânico, ou é atingida pela bola porque não apresentou nenhuma reação, é muito provável que exista alguma falha no processamento sensorial, pode ser tanto da percepção do estímulo, quanto no processo que leve à reação motora apropriada.
SPD não produz um padrão de comportamento, o que é comum é a "falha" na resposta de um estímulo e essa falha pode produzir diferentes comportamentos em diferentes indivíduos.
De qualquer forma, SPD produz três diferentes sintomas clássicos com ramificações que podem ocorrer independente ou em combinação um com o outro e podem variar de moderado a severo. Que são: Sensory Modulation Disorder (Transtorno de modulação sensorial); Sensory-Based Motor Disorder (Transtorno motor de base sensorial); Sensory Discrimination Disorder (Transtorno discriminação sensorial).
Bibliografia
Love, Jean: Inspiration for Families Living with Dysfunction of Sensory Integration. by A. Jean Ayres, R. Erwin Philip e Zoe Mailloux.
Sensational Kids - Hope and Help for Children with sensory Processing Disorder (SPD) by Lucy Jane Miller, Ph.D., OTR
Building Bridges Through Sensory Integration. by Ellen Yack, Shirley Sutton and Paula Aqquilla.
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