Friday, October 12, 2012

Reguladores do comportamento pró-social

Um publicação na edição de setembro da revista Psychological Science trata sobre comportamento pró-social e empatia. Grant e Dutton fazem observações que mostram que o comportamento pró-social é impulsionado mais pela reflexão em dar do que em receber.

Grant e Dutton:
A pesquisa mostra que refletir sobre os benefícios recebidos pode tornar as pessoas mais felizes, mas não está claro se tal reflexão torna-os mais generosos. Receber benefícios podem promover comportamentos pró-sociais por meio da reciprocidade e afeto positivo, mas esses efeitos são muitas vezes específicos de uma relação, de curta duração, e complicados por reações ambivalentes. Propomos que o comportamento pró-social é mais provável quando as pessoas refletem sobre ser um benfeitor para os outros, em vez de um beneficiário. A experiência de dar benefícios pode incentivar o comportamento pró-social, aumentando a importância e força da identidade da pessoa como um colaborador cuidadoso e capaz. Em experimentos de laboratório e de campo, descobrimos que os participantes que refletiram sobre a doação de benefícios voluntariamente contribuíram mais tempo para a sua universidade, e eram mais propensos a doar dinheiro para as vítimas de desastres naturais, do que os participantes que refletiram sobre o recebimento de benefícios. Quando se trata de reflexão, dar pode ser mais poderoso do que receber como motoriz de comportamento pró-social.


Fonte: Deric Bownds' MindBlog

O estudo é interessante para refletir que, independente do grau de comprometimento das nossas crianças, tornea-las capazes de contribuir com a sociedade e fazer benfeitorias aos outros é um caminho natural para torná-los mais sociáveis.

No comments:

Post a Comment