Monday, March 26, 2012

Matemática: multiplicação


Esta é uma idéia da minha querida Ana Muniz:

Já os problemas de matematica, eu uso muito a ajuda de "material manipulativo".
Eu faço com papel A4 mesmo. As vezes eu uso folha de caderno mesmo.
Por exemplo, estamos aprendendo "problemas com multiplicação".
Tipo.....

PRODUTOS PREÇO POR QUILO

bife 5 reais
frango 4 reais
peixe 3 reais
salsicha 2 reais


Com base na tabela responda.
Quanto custa 2 quilos de frango?
O Felipe não conseguia raciocinar isto.
Então eu cortei cartões e escrevi na frente "FRANGO 1Kg" e atras o preço "4 REAIS".
E fiz uns 4 cartões de frango.
E dai, vc coloca 2 cartões juntos mostrando 2kg de frango.
E pergunta, quanto custa 2 kg?
E dai, vira os cartões e mostra o preço.
Como aparece duas vezes, a criança vai fazer soma.
E dai, vc entra com a historia de REPETIDO e entao pode ser multiplicação.

Ontem, brincamos com os cartões e hoje, o Felipe fez os problemas sem o suporte dos cartões.

Pra matemática, sempre procurem usar material manipulativo.
Fica mais facil de entender.

Para questões de X + 7 = 10
Pensem em uma balança e trabalhem com pinos/botões. (ou guardem as moedas de 1 ou 10 centavos)
O lado esquerdo tem q ser igual ao lado direito.
Entao, vão colocando os pinos no lugar do X até atingir o valor igual.
Desenvolvendo o raciocinio, dá pra fazer depois a operação inversa de 10-7.
Pois assim, a criança já entendeu a idéia do que está fazendo.

bjs
AnaM

1 comment:

  1. Bom dia , dando uma passadinha pelos blogs vi que voce também está trabalhando as multiplicaçoes. Me encanta porque eu também estou, más o que mais gosto é saber todos encontramos a forma de alcançar os objetivos com nossas crianças. bjus.

    ReplyDelete