Wednesday, March 28, 2012

Sentimentos e o autismo I


Sentir suas emoções

O propósito das emoções é fornecer informações sobre uma situação, essas informações emocionais podem ajudá-lo a reagir ou tomar decisões sobre esta situação.

Suas emoções também enviam informações para as outras pessoas através das suas expressões faciais e linguagem corporal. Sua capacidade de interpretar as emoções dos outros ajuda a dar sentido ao que eles expressam e saber como reagir a eles. Mas, enquanto suas emoções transmitem informações para os outros e para você mesmo, sua resposta emocional a uma situação pode ser diferente do que outra pessoa porque a mesma situação pode ter significados diferentes para pessoas diferentes.

As emoções não são necessariamente boas ou más. Mesmo que nós podemos considerá-las como positivas ou negativas, há muito para experimentar em cada emoção. Na verdade, existem muitas maneiras pelas quais essas emoções ditas negativas são muito úteis, assim como as positivas.

O dia está cheio de situações que te levam a responder emocionalmente. Respostas emocionais (os sentimentos e pensamentos que são criados por suas emoções) são sinais que te permitem reagir, protejer-se, comunicar e tomar decisões. Sem perder tempo para pensar sobre uma situação, seu cérebro cria instantaneamente uma ação para ajudá-lo a reagir.

Suas emoções estão em seu cérebro, mesmo que você as sinta em seu corpo. Seus sentimentos são criados por meio de sinais enviados pelo seu cérebro que ativam o sistema nervoso do seu corpo, e afeta os músculos e órgãos. Dependendo da resposta emocional que é sinalizada pelo seu cérebro, seu sistema nervoso pode fazer coisas como aumentar ou diminuir sua freqüência cardíaca, fazer as mãos a suarem, deixar a sua boca seca ou ajudá-lo a descansar. Pode até criar uma sensação de borboletas no estômago ou um nó na garganta.

Isso tudo é porque seu cérebro tem a capacidade avaliar o "tamanho" da circunstância e criar, automaticamente, uma resposta emocional que é experimentada cognitivamente (através de seus pensamentos) e fisiologicamente (em seu corpo) na forma de um sentimento. Os psicólogos chamam isso de sistema de avaliação. O sistema de avaliação do seu cérebro, instantaneamente categoriza o "tamanho" da situação e provoca uma resposta emocional, antes mesmo que você esteja ciente de que está pensando sobre isso.
Então, se uma determinada situação faz com que seu sistema avaliação no cérebro desencadeie a emoção da raiva, então você vai ter pensamentos negativos e irá se sentir irritado. Ou se desencadeia tristeza, então você vai pensar em coisas infelizes e terá uma sensação pesada em seu peito.
Seu cérebro sempre fará o melhor para dar-lhe informações e ajudá-lo a responder a uma situação com a emoção mais apropriada no "tamanho" mais adequado. No entanto, o sistema de avaliação algumas vezes pode falhar quando nos sentimos mais vulneráveis.

Nas pessoas com autismo, que é uma desordem neurológica, isso quer dizer, o cérebro, em algumas partes, principalmente a que regula as emoções não funciona igual ao das outras pessoas. Então as emoções deles muitas vezes parece fora de contexto ou de "tamanho" porque o sistema de avaliação no cérebro deles processa as informações de outra forma.

Algumas vezes, pequenos aborrecimentos que o seu cérebro compreende como algo de tamanho pequeno, pode ser visto pelo cérebro de uma pessoa com autismo como algo imenso e a pessoa reagirá conforme o "tamanho" avaliado pelo cérebro dele.

Na maioria das vezes, quando nos sentimos confusos ou com medo, buscamos alguém que possa nos dar conforto ou direção, isso porque nossos cérebros conseguem dimensionar melhor o "tamanho" das nossas situações e as emoções que elas provocam. Essa nossa atitude de buscar alguém para conforto e como guia nos aproxima das pessoas, nos dá a oportunidade de "emprestar" a calma do outro para encontrar o nosso conforto.

Já nas pessoas com autismo, como o sistema de avaliação do cérebro produz uma resposta diferente, a tendência é que eles tenham comportamentos que acabam por afastá-los do conforto que podemos ter das pessoas, não é uma escolha consciente, é somente por causa da maneira que o cérebro funciona. Porém, esses comportamentos que muitas vezes vem em forma de algum tipo de agressão (tapas, chutes ou jogar as coisas), gritos, repetir a mesma coisa, choro descontrolado, ficar madão, acabam por deixá-los ainda mais nervosos e todos que estão em volta se sentem confusos. Mas, é importante saber que a causa desses comportamentos estão no cérebro da pessoa com autismo e não em algo que alguém tenha feito a eles.

Mesmo que seja uma reação a uma atitude, muitas vezes extremamente bem intensionda de alguém, a resposta e a dimensão da resposta, tem a ver com o que a pessoa já experienciou na vida e como o seu sistema de avaliação do cérebro vai dimensionar o fato.

Isso também pode acontecer conosco, seu cérebro pode interpretar uma situação como sendo perigosa devido às suas experiências passadas. Você pode ter tido uma experiência que leva o seu cérebro a decidir a melhor resposta emocional com base nessa experiência. Então você pode ter uma resposta não apropriada em situações semelhantes. Por exemplo, talvez você ficou com medo quando um cão veio latindo em sua direção, isso poderia fazer com que seu cérebro passasse a avaliar todas as situações que envolvessem cachorro da mesma forma, então você sentiria medo toda vez que visse um cachorro.


As emoções são sinais que são enviados a partir do seu cérebro que criam automaticamente uma resposta em seu corpo, os sentimentos. Depende do que uma situação particular significa para você, seu cérebro vai avaliar a intensidade em que você vai expressar suas emoções, e como apropriadamente você pode expressá-las.

Pesquisadores têm estudado as expressões faciais de pessoas de culturas diferentes e descobriram que determinadas expressões faciais são iguais em pessoas de todas as culturas. Crianças de todo o mundo demostram expressões faciais muito semelhantes quando estão animadas, surpresas, com medo, tristes, com raiva, nojo, vergonha e muitas outras emoções.

Mas uma das coisas que podem ser diferentes são as regras sociais sobre como expressar as emoções. Em algumas culturas, pode ser aceitável que você chore em voz alta quando você está triste, mas em outras culturas pode ser mais apropriado expressar sua tristeza em silêncio ou até mesmo esconder seus sentimentos. Assim, enquanto certas expressões faciais podem ser compartilhadas por todas as pessoas, existem diferenças culturais - ou comportamentos aprendidos - que nos ensinam como verbalmente ou fisicamente expressar essas emoções, incluindo a intensidade ao expressá-las.


Em alguns casos de crianças com autismo, essas expressões faciais não parecem bem definidas, parecem que estão constantemente com uma expressão neutra, o que torna a interação um tanto difícil porque dificulta aos outros ler a emoção que eles estão sentindo.

Mas isso não significa que eles não sintam amor ou alegria quando um irmão, irmã ou outra pessoa tenta interagir com eles, mesmo que a resposta seja estranha, ou a pessoa pareca só querer mandar, isso acontece pela questão de como o cérebro avalia a resposta/reação que a pessoa terá e não pelo afeto que eles sentem.


Emoções são automáticas e reflexivas. Ou seja, a emoção é uma reação a algo e tem um motivo especial por trás dela.
Emoções causam mudanças no corpo e no comportamento.
As respostas emocionais vão dar informações rápidas sobre uma situação que podem levar você a tomar uma atitude.

Bibliografia:
Understanding myself by Marcy C. Lamia

No comments:

Post a Comment