Sunday, March 11, 2012

Andar em lojas, supermercados, parques ...


Como é bom quando as etapas fazem parte do passado. Vasculhando arquivos, encontrei este grande desafio que tivemos com o Luís.

O grande problema era que o Luís caminhasse em lojas, ele se agarrava a mim, ou se jogava no chão, ou saia correndo. Isso já acontecia ao colocar os pés em qualquer loja, e com isso eu tinha que carregalo irriquieto no colo enquanto fazia compras de supermercado, tarefa nada fácil!

Com a orientação de terapeutas, desenvolvemos um plano para trabalhar esta questão.

3 vezes por semana a terapia era andar em lojas ou supermercados, em que eu ia explicando que ele teria que andar co as próprias pernas, e assim íamos, ele esperneando, girando o corpo e agarrando na minha perna e meu papel era siguir no mesmo tom, erguendo ele segurando por debaixo dos braços, e mesmo entre seus pulos de raiva, a qualquer momento em que ele encostava o pé no chão, ganhava um reforço positivo imediato.

Quando conseguimos chegar na etapa em que ele conseguia, uma vez ou outra, andar em toda a loja sem se pendurar em mim ou qualquer outro tipo de comportamento inadequado para a situação, passamos a comprar recompensas maiores, como adesivos ou pequenos brinquedinhos nas lojas q caminhávamos, assim acrescentamos a ida ao caixa com uma recompensa final (e não mais instantânea para "cada passo").

Depois, como o entendimento do Luís em espera também tinha progredido, passamos a recompensá-lo pelo bom comportamento (andar com as próprias pernas no supermercado) com idas ao Starbucks para comer bolo ( o programa favorito dele, apesar dele só ter 2 anos na época).

Aos pucos, o reforçador tangível foi sendo retirado pois estava sempre pareado com o reforçador social de ser um bom companheiro, e isso era sempre bem explicitado.

E assim, o prêmio vem sempre pelo bom comportamento! Sempre atrelado ao fato dele GANHAR porque se comportou bem e JAMAIS PERDER pelo comportamento inapropriado. Ao entrar nas lojas e supermercado, o reforço NUNCA entrava em questão, não era (e nem deve ser) uma barganha.

Você pode ler mais sobre reforço positivo em:
Diferente resposta = diferente reforço positivo
Regras para o reforço positivo
Nossa experiência com reforçadores

No comments:

Post a Comment