Thursday, February 21, 2013

Minha filha ....

Existe algum programa para a criança responder mais rapidamente a perguntas? A minha filha somente reponde rápido quando o assunto a interessa, senão muitas vezes só responde as perguntas de outras pessoas quando EU chamo a sua atenção ou então não responde. As pessoas e outras crianças acabam desistindo de falar com ela. Já tentei explicar que assim como ela quer respostas rápidas das pessoas as mesmas esperam o mesmo dela e que mesmo ela achando idiota certas perguntas que fazem (repetitivas) ela tem de responder. O que tenho feito às vezes: Faço uma pergunta sobre qualquer coisa que está acontecendo na hora e preciso da resposta. Ela me ignora e faz uma pergunta do seu interesse. Eu ignoro também e mostro a ela como é chato alguém perguntar e não ter resposta...e ainda completo que só respondo a pergunta dela se antes ela responder a minha....daí ela responde. Ela faz muuuuuitas, mas muitíssimas perguntas....algumas nem sei responder....
Procuro trabalhar em cima de "comentários", evito perguntações.....mas às vezes são inevitáveis, ainda mais quando partem de outras pessoas. 


Puxe mais para o lado da emoção.
Primeiro é importante entender que o assunto que ela gosta ou tem interesse a resposta está na ponta da língua mesmo e essas virão sempre mais rápido.
Quanto às  perguntas óbvias dos outros, é legal mostrar (sem explicar) que às vezes fazemos "perguntas" que na verdade só são para nos sentirmos ligados à outra pessoa. Mas isso não dá para explicar, vira um enrrosco que parece resolver hoje e amanhã aparece outro pepino na mesma base da lacuna no desenvolvimento dela.
Conversem entre vocês, o exemplo é sempre o melhor caminho, ainda mais para sua filha que tem bom entendimento.

"Oi querido, que bom que você chegou em casa!
Olá querida, gosto quando você fala comigo!Fez calor hoje, né?!
Sim, também senti muito calor, obrigada por perguntar isso para mim.
Ah querida, gosto tanto quando você responde ao meu comentário."

Eu acho que é por aí .... assim simples, e quando a sua filha responder às perguntas (mesmo que sejam as do interesse dela) elogie dizendo que você gostou que ela respondeu a pergunta, com uma emoção bem positiva, sorriso, um amasso nela. Assim vai criar a cultura de querer responder às perguntas.

Quando você fizer uma pergunta ou comentário (mesmo bobo) que ela te ignore, congele o momento até a resposta vir, sem bringa, sem ficar brava, sem emoção nesse congelamento, você segura as mãos dela no seu rosto, assim ela vai virar a atenção para você, mesmo que ela desvie o olhar para escapar do momento, siga ali, se você sentir que ela nem prestou atenção na pergunta ou comentário, repita 1 só vez nesse congelamento, e espere, espere, espere, seja mais persistente que ela, que alguma coisa vai vir (eu já cheguei a congelar um momento com o Luís por 30 minutos, rsrs), então só faça essas perguntas quando você tiver o tempo de ficar ali, congelada com ela. Planeje perguntas bobas (mas não extremamente bobas, as bobas comuns que ela ignora) para trabalhar esse congelamento com ela. É possível que ela chore, mude de assunto, vire um metralahdora de outras perguntas, fique ali, emoção neutra com uma expressão de suporte a ela (um leve sorriso só para ela ter certeza que você não está brava), espere o turbilhão de emoções passar, repita sua perguntinha inicial e espere NãO EXPLIQUE QUE ELA Só SAIRÁ DESSE CONGELAMENTO QUANDO RESPONDER, ela irá descobrir pela experiência e essa é a diferença entre aprender pela emoção e obedecer a uma lógica. VÁ PELA EMOÇAO!

Vou parar com a explicação então....mas noto que ela fica atenta ao que eu explico e às vezes quando consegue determinadas coisas fica orgulhosa de si mesma.

Ontem uma senhora perguntou a ela se tinha medo de ventania e ela olhou e não respondeu. Daí ela me olhou e perguntou-me algo do seu interesse e eu apenas apontei para a senhora....tipo....ela te fez uma pergunta. Bom....demorou um tempão mas ela acabou repondendo, mas antes disso deu muita risada da minha cara, achou super engraçada a minha atitude....mas depois se flagrou que eu não reponderia as suas perguntas antes dela responder a senhora.


Ela se beneficia muito do sentimento de competência, esse sentimento é valiosos por demais, principalmente para ela que é tão corrigida na escola, ela precisa sentir que é boa pessoa.
Mesmo que as explicações faladas (lógicas) ajudem num primeiro momento, ligar o "semancol" é mais importante, e isso só acontece através da experiência emocional.
O riso é para mascarar para ela mesma o sentimento de incômodo, sentir esse incômodo é básico para as habilidades sociais! Amei!!!

Pois é...em várias situações ela ri da cara das pessoas....e se elas ficam bravas daí ela se esborracha de tanto rir e continua a provocação. Quando acontece comigo, o que é raro porque ela me conhece e sabe bem direitinho até onde pode ir, eu não dou muita importância e sigo o que estou fazendo e continuo conversando com ela normalmente. Eu não sabia que o riso nessas horas era tão importante. Fique feliz porque justamente nas situações embaraçosas ela ri e muitas vezes fica notório o nervosismo. Muitas, mas em muitas situações também, ela "envareta".

É importante que esse riso dê espaço ao real sentimento de incômodo, só assim ela terá uma atitude mais sociável e irá amadurecer social e emocionalmente.
 
 

No comments:

Post a Comment