Saturday, February 16, 2013

Uma menina ....

Ela tem 4 anos, e quer ficar só sem roupa em casa! E não tem jeito! Só de calcinha! Mesmo explicando enfim,  nada feito! Já tentamos várias coisas e nada! Porém para sair usa a roupa, mas em alguns momentos fica pedindo para tirar!

Eu acho q o caminho é fazê-la vestir-se de novo tantas quantas vezes ela tirar a roupa. O quanto mais ela tiver que participar motoramente no vestir-se, melhor. Se ela tira a blusa e joga longe, os adultos devem guiá-la desde ir buscar a blusa, voltar para o lado certo se tiver do avesso, e fazer todo o movimento para recolocá-la. Sempre, e essa parte é muito importante, sempre com uma expressão neutra mais para um positivo como quem diz: "estamos fazendo o que tem que ser feito". Não coloquem fala nessa interação, quanto menos troca tiver, melhor. Nem bronca, porque ficar bravo com eles muitas vezes reforça o comportamento pela reação previsível, mesmo que esta reação seja negativa.
Quando ela pedir para tirar a roupa na rua, digam um não firme porém com um sorriso, se quiserem, expliquem uma só vez que na rua andamos vestidos, e quando ela insistir no assunto, só respondam o "não" sorrindo.

Gostaria da opinião dela sobre o que fazer caso ela chore porque não quer colocar a roupa, pois quando tento faze-la vestir-se ela se joga no chão, chora... enfim, dá "piti" mesmo... Será melhor ignorar ou forçar ela a vestir-se?

Não é uma questão de ignorar o "piti" mas de tolerar que ela se descontrole emocionalmente e vocês mantendo o próprio controle emocional mostrará a ela que a razão pela qual ela perdeu o controle não é assustadora e vendo que vocês seguem calmos e com o objetivo ainda na cituação ela poderá tolerar o próprio sentimento de desconforto e assim entender que, mais do que vestir-se, ela deve seguir a liderança dos adultos de sua confiança, que começam por pai e mãe.
Em termos práticos, quando ela se jodar no chão, chorar, dêem suporte a emoção que ela está sentindo confortando-a mantendo a sua própria calma e seguindo com o seu objetivo que ela se vista novamente, mantenha uma expressão facial suave, com um sorriso de compaixão, use poucas palavras: "temos q vestir a camiseta" num tom de voz suave, sem nenhuma conotação de bronca ou decepção. Sejam mais persistentes que ela no goal (vestir-se) e na emoção (manter-se calmos). É provável que esta mudança na reação dos adultos faça com que ela escale ainda mais na emoção descontrolada porque aqui entrará um outro fator que provavelmente a assustará: a imprevisibilidade. PORÉM, essa pode ser uma das maiores lições que ela precisa aprender para ter qualidade de vida, aprender a tolerar a imprevisibilidade da vida.

Introduzam também outras atividades mais lúdicas que estimulem a antecipação, mudanças, compartilhar emoções. No link uma explicação mais detalhada sobre o desenvolvimento emocional:
AT EASE - jogos antecipatórios



Porque tolerar o desconforto das nossas crianças: Aprender com as emoções

Bjs, Marie

No comments:

Post a Comment