Monday, August 13, 2012

Escola

                                       Plano Educacional Individual

Como algumas pessoas me perguntam quais os objetivos do Pedro na escola quando estavamos nos EUA e lá nós conseguimos que as pessoas entendessem que o desafio principal e central do autismo não são habilidades acadêmicas ou funcionais, aqui segue o exemplo do que foi o foco para o Pedro quando ele estava com 4 anos e 7 meses.

IEP 2007/2008
Cognitivo: Habilidades cognitivas não estão sendo tratados neste IEP por solicitação dos pais. Oferecemos aos pais uma reavaliação e foi recusada.

Comportamento Adaptativo:

Independência / habilidades adaptativas
Goal anual 1: Pedro vai executar uma tarefa na frente da classe.

Habilidades de uso do banheiro:
Goal anual: Pedro vai começar a antecipar e comunicar as necessidades fisiológicas.

Social, emocional e comportamental:
Goal anual: Pedro vai melhorar a capacidade de usar técnicas de informação sensorial que são oferecidas pelo professor para uma escolha independente do estímulo sensorial adequado para o momento com a finalidade de entender e interagir eficazmente com pessoas e objetos no ambiente escolar.

Social, emocional-social:
Goal anual 1: Pedro vai aumentar sua capacidade de interagir adequadamente com seus pares a partir do nível de 3 anos para o nível de 5 anos.

Obj. 1.1 Pedro vai responder apropriadamente ao comportamento social de seus colegas.
Obj. 1.2 Pedro vai responder apropriadamente ao comportamento social entre seus colegas.
Obj. 1.3 Pedro vai imitar o comportamento dos seus colegas durante atividades estruturadas e não estruturadas
Obj 1,6 Pedro irá iniciar comportamentos sociais com seus colegas.
Obj 1,7 Pedro irá revezar durante os jogos e atividades simples.
Obj 1,8 Pedro vai pedir um item preferido a um colega.

Meta Anual 2: Pedro vai aumentar sua capacidade de sustentar o engajamento em uma variedade de atividades lúdicas funcionais com um colega.

Obj. 1.1 Pedro vai brincar com uma atividade de sala de aula com um colega por 3 minutos.

O objetivo maior por trás desse palno era impedir o isolamento do Pedro, promovendo assima real inclusão, que no meu ponto de vista não é a adaptação de materiais, mas sim o engajamento na escola, ser parte do grupo. 
Também que fossem implementadas técnicas de integração sensorial incluindo a dieta sensorial que são tão benéficas ao Pedro.

No comments:

Post a Comment