O LIVRO:
“TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie” sai em setembro pela Editora Russell, porém não vai estar nas livrarias.
Quem vai administrar a distribuição do livro é a própria autora e os interessados podem escrever para villa.aspie@gmail.com.
A autora, Ana Parreira, é psicóloga e descobriu, já na idade adulta, estar na condição de Asperger. Ana foi diagnosticada por médico, mas somente após ela mesma se certificar dessa condição por meio de testes, muito estudo e de contato com cientistas, pais de autismo e outros Aspies adultos, a maioria no exterior.
Essa revelação, que lhe possilitou reconstruir a forma de estar no mundo, mudou toda sua vida e melhorou bastante suas próprias condições, habilidades e suas dificuldades pessoais. Ana pertence a uma geração negligenciada pelo mundo autista, pela própria característica do autismo no Brasil, ainda muito pouco conhecido e cujo aproveitamento, por mínimo que seja, tem sido privilegiado a crianças, e não exatamente às gerações mais velhas.
O livro conta uma história de amor de uma Aspie, é um livro com base em situação real, embora alguns nomes sejam trocados.
A forma de contar a história vem em prosa e em versos, onde Marília conversa com Thomaz.
Este é um corajoso depoimento de uma mulher madura, que põe a descoberto a sua própria vida – bem como seu relacionamento com o amor – de maneira a que o leitor possa chegar à conclusão sobre o mito de que os Aspies (ou Aspergers) “não têm empatia e não são capazes de amar”.
O livro traz uma carta de Drummond para Ana, escrita tempos atrás, que fala sobre “publicar um livro somente quando achar que está no ponto.” Traz também, na 4a. capa, a análise do cientista Alysson Muotri, que fez a leitura do livro de Ana com muito cuidado.
“TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie” não fala tecnicamente sobre os Aspergers, mas mostra muito sobre eles, principalmente sobre mulheres Aspies e suas possibilidades, dúvidas, limites e superações.
A autora percorre instituições, escolas, empresas e grupos formados levando o seu recado e sua experiência como Aspie e como psicóloga estudiosa do assunto, por meio de cursos e palestras. O telefone para contato é 19 – 9185.0015 ou 19 – 2511.2443 (fixo GVT), em Campinas SP. Em algumas instituições dedicadas ao autismo onde o livro é levado, a autora destina parte da renda para esta causa.
Olá Marie,tudo bem?
ReplyDeleteMe senti atraida por seu blog, ele é bem explicativo e baseado em experiencia vivida torna-o mais interessante ainda. Parabens.
Bem,eu to aqui pq tambem tenho um filho de 3 anos Autista, para mim esta sendo uma leve dificuldade pois nao tenho em minha cidade um centro educacional especializado, ele frequenta uma escola comum.
Ele se chama Renato, não fala nada ainda,cada dia que passa eu aprendo mais com ele a dar valor às pequenas coisas, coisas simples que antes eu nao havia observado como são interessantes. Ele é minha paixao, meu presente. Sou mãe de um autista que me faz rir, me faz chorar, mas antes de tudo me fez percerber o quanto a vida é boa.
Se puder me adiciona ivana_viana@hotmail.com.