Tuesday, July 3, 2012

ABA - círculo de relacionamentos

Os objetivos deste programa são determinar os diferentes papéis de cada um na vida da criança, aumentar a percepção de que existem diferentes tipos de comportamento com diferentes grupos de pessoas, segurança quanto a pessoas estranhas.

Para começar este programa a criança já deve saber responder "eu não sei", já deve seguir instruções e reconhecer emoções básicas, feliz, triste, nervoso, etc

Você pode fazer círculos de papel em que cada círculo representa uma categoria de grupo de pessoas. Eu usei circulos de diferentes cores.

Fase 1 . Identificar expressivamente as pessoas em fotos. Mostre uma foto e pergunte para a criança "quem é?' e a criança deve dizer o nome da pessoa, se for a foto de uma pessoa estranha, a criança deve dizer "eu não sei" ou "é um estranho".

Fase 2. Descreva cada círculo de relacionamento e peça para a criança colocar a foto da pessoa no círculo que ela pertence, primeiro a criança deve fazer isso só colocando a foto, depois ela deve dizer o que representa essa pessoa na vida dela.


Os círculos são:

1. Círculo menor - a própria criança. Aqui nós exigimos que o Luís disesse "eu" ao invés de "Luís"

2. Círculo em que coubesse o anterior e mais as outras fotos das pessoas da família . familia - mãe, pai, irmãos, avós, tios. Como nós temos família em casa e família que só vvíamos 1 vez a cada 2 anos, eu criei dois círculos que representavam a família, o da família que mora em casa, e o da família que morava no Brasil. Eu faria dois círculos familiares de qualquer forma, o da família próxima e da família extendida, porque o papel de cada é diferente na vida da criança.

3. Amigos, coleguinhas de classe, outras crianças que são filhos dos amigos dos pais. Na época o Luís tinha dificuldade em como diferenciar o comportamento com adulto ou com outra criança, por isso eu achei importante fazer essa diferenciação.

4. Profissionais, pessoas que ajudam a criança. Professores, terapeutas, eu incluiria babá e empregada neste circulo se eu tivesse tido alguma na época, médicos.

5. Pessoas que você não conhece muito bem, crianças de outra classe, carteiro, lixeiro, mãe do amigo. Eu não coloquei este círculo para o Luís, juntei esse pessoal e coloquei em pessoas estranhas.

6. Pessoas estranhas. Eu usei fotos de pessoas em revistas, catálagos, embalagens.

Fase 3. Definir o papel de cada círculo de relacionamento, com seus atributos e descrições. Peça para a criança descrever o que ela faz com cada círculo de relacionamento.

1. Ela mesma.

2. Família. São as pessoas que te amam sempre e que moram com você. A família nunca vai embora, às vezes as pessoas vão para um lugar, mas as pessoas da família sempre voltam. Eu preferi não me preocupar com mortes no momento. No caso do Luís, nos descrevemos que a família do Brasil ama muito ele e sente saudades e sempre fica feliz quando ele vai visitar e que eles sempre vão estar esperando pela visista do Luís.

3. Amigos. Você brinca com seus amigos, canta músicas, joga jogos, dança, corre, divide os brinquedos e toma lanche junto. Os amigos são crianças como o Luís. Eles estão na classe da escola e no DayCare. Na época o Luis chamava o DayCare de "see friends" (encontrar os amigos). Se a crianca fizer outras atividades, você deverá incluir também, como natação, grupo escoteiro, etc.

4. Profissionais, pessoas que te ajudam. São pessoas que você deve respeitar (não pode gritar, desafiar, jogar coisas, você deve ouvir e seguir as instruções) porque são pessoas que te ajudam a crescer e tem um monte de coisas para te ensinar. São pessoas que você sempre pode procurar se você precisar de ajuda.

5. Pessoas que você não conhece muito bem. Alguém que você já brincou no parque e pessoas que você vê seus pais conversando mas você não conhece eles. Eu achei essa categoria confusa para uma crianca de 3 anos, então eu exclui.

6. Pessoas estranhas. São pessoas que você nunca viu ou pessoas que você já viu antes mas que você não sabe o nome, você não sabe nada sobre eles, pessoas que você não deve conversar, entrar no carro com eles, nem ir a nenhum lugar.

Nós quebramos esta fase mais um pouquinho, não com a família porque o Lú não precisou, mas a partir dos amigos, então nós perguntamos quem são seus amigos, aonde você vê seus amigos, o que você faz com seus amigos?

Você pode incluir qualquerq atributo que seja de necessidade individual da criança e enfatizar qualquer coisa que promova a quebra das fobias. Por exemplo: você pode enfatizar que as pessoas da família vem e voltam, o pai vai para o trabalho e a irmã vai para a faculdade, mas eles sempre vão voltar para casa. Eu não coloco um horário específico de volta, do tipo, eles sempre vão estar em casa para o jantar, porque isso nem sempre acontece e eu não quero "transferir fobias".

Para crianças que perguntam tudo sobre todos, quanto as pessoas estranhas, elas vem e vão e nós não temos nada com isso, você responde uma vez qualquer coisa do tipo o menino foi para casa, o homem foi trabalhar e está tudo bem, NÃO siga a ladainha, só aumenta a ansiedade. Mantenha a calma e serenidade na sua voz e reafirme que esta tudo bem, com um sorriso no rosto!

O Lú tinha muita fobia quando eu saia de casa e ele ficava, quando eu deixava o Pedro na escola, quando ele via o Pedro dentro da classe e nós tinhamos que esperar até a aula acabar, era um caos, com o programa de "social interactions" mais este aqui, ele conseguiu entender esses movimentos da vida, e hoje quando eu deixo o Pedro na escola e não é dia que o Lú fica também, ele diz "see you soon, Pedro" (ate logo, Pedro).

Nós fizemos um círculo por vez nesta fase, para não inundá-lo de informação, depois misturamos os círculos.

Fase 4 . Regras de interação. Peça para a criança identificar cada comportamento que seria apropriado para os diferentes níveis de intimidade nos círculos de reacionamento.

Quem você abraça?
Quem você pode convidar para vir a sua casa?Com quem você vai ao cinema?
Quem você beija?
Quem você procura se vc se perder?
Para quem você pede ajuda?
Com quem você anda de maos dadas?
Para quem você diz "oi"?
Quem você deixa entrar na sua casa?
Quem você procura se você se machuca?
No carro de quem você pode entrar?

Você seleciona as perguntas e acrescenta outras que facam sentido na realidade da criança. Você pode fazer as perguntas esperando respostas sim ou não, do tipo: Você abraça uma pessoa estranha? Você abraça um amigo?

Faça o exercício como uma conversa, não um questionário.


Fase 5. Desenvolvimento dos relacionamentos. Converse sobre os grupos que podem migrar de um para outro.


Grupos que podem se transformar:

Pessoas estranhas, um dia vc pode conhece-las

Amigos

Grupos q nunca mudam:

A propria crianca, sempre vai ser ela mesma

A familia, sempre vai estar e amar a crianca.

Profissionais.

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