Sunday, March 13, 2011

Informações gerais sobre autismo – sentir na pele

Recomendado para crianças de 1º ao 9º ano.


O objetivo desta atividade é experenciar como uma pessoa com autismo pode perceber o mundo.


Materiais:
Blusa de manga comprida com velcro pelo lado de dentro. Cole a parte áspera do velcro.
Sapatos de número grande.
Óculos com vaselina (ou qualquer creme) nas lenntes.
Grupo de pelo menos 3 crianças.


Atividade:


Tato: para experienciar como uma pessoa com autismo pode sentir seu corpo, peça que um aluno vista a blusa com velcro e leia um texto de média dificuldade.

Peça que ele leia o mesmo texto, agora sem a blusa e comente a diferença que sentiu na concentração nas duas situações.

Faça o mesmo com outros alunos.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, sentem que a roupa incomoda, por mais macia que possa ser para nós, e sua concentração está sendo constantemente bombardeada por essa experiência táctil desagradável.

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.


Visão: para experienciar como uma pessoa com autismo pode enxergar, peça que um aluno coloque os óculos com vaselina nas lentes e circule pela sala de aula, depois que ele copie um texto da lousa.

Faça o mesmo com outros alunos.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, enxergam desta maneira ou de outras também distorcidas, que algumas pessoas ficam com a visão aida mais perturbada quando expostos a luz do Sol ou lâmpadas fluorescentes (que estão em vários estabelecimentos comerciais).

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.


Audição: para experienciar como uma pessoa com autismo pode ouvir, divida os alunos em grupo de três e peça que um seja o contador de história, outro o ouvinte e o terceiro o distrúrbio auditivo.

O contador conta uma história simples enquanto o distúrbio faz sons diversos no ouvido do ouvinte, faça a atividade por 3 minutos.

Depois peça que o ouvinte reconte a história.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, ouvem mais sons que nós porque o cérebro deles não consegue anular ruídos como o nosso.

Peça que tanto o ouvinte fale de sua experiência, tanto o contador da história.

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.

Perguntas a fazer para a classe:
Você já sentiu que ninguém entende o que vocês querem comunicar?
Você já se sentiu ignorado?
Como você se sentiria se você não tivesse amigos?
Como você poderia fazer um colega se sentir bem?

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