Sunday, March 13, 2011

Informações gerais sobre autismo – comunicação

Recomendado para crianças de 3º ano ao colegial.


O objetivo desta atividade é entender o que algumas pessoas com autismo sentem quando se comunicam.

Materiais:
Prato; colher e garfo; copo; 10 itens diversos, um desenho com todos os itens arranjados em uma posição escolhida.

Atividade: Coloque todos os objetos na mesa de maneira desordenada, peça um voluntário para a atividade, sente o aluno de frente para a classe com os objetos à sua frente.

Pergunte se o aluno pode ouvi-lo claramente. Informe que ele deverá ouvi-lo atentamente e seguir as instruções de como organizar os objetos sobre a mesa. Comece a “dar as instruções” ao aluno em outro idioma (que o aluno não conheça) ou com palavras inventadas.
Repita as instruções no idioma (ou com as palavras) que o aluno não consegue entender, aponte para a mesa, e dependendo da maturidade da sua classe, mostre-se impaciente com a não-obediência do aluno.

Quando julgar que o clima está explicativo sobre como uma pessoa com autismo pode estar se sentindo nessa situação, entregue o desenho que você fez de como gostaria que os objetos fossem arrumados na mesa ao aluno, e repita as instruções.

Perguntas a fazer ao aluno:
Pergunte ao aluno por que ele não seguiu as instruções?
Você não percebeu que deveria fazer alguma coisa?
O que você sentiu quando percebeu que não conseguia entender o que era para ser feito?
Ajudou quando você pode ver a figura de como os objetos deveriam ser arrumados, mesmo sem entender a linguagem falada?

Pergunte ao resto da classe se eles saberiam o que fazer nessa situação. Comente que algumas pessoas com autismo não compreendem a linguagem falada, mas são capazes de entender através de figuras e desenhos. Dependendo da maturidade da classe, introduza o conceito de que as pessoas podem aprender de maneiras distintas, algumas aprendem melhor se ouvem a matéria, outras se leem e outras se vivenciam o conteúdo.

Consulte: Understanding Friends, Catherine Faherty.

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