Tuesday, November 2, 2010

Dois são necessários em uma comunicação


A beleza da comunicação humana é que nós descobrimos uns aos outros e a nós mesmos enquanto nos comunicamos. Se você souber de antemão o que os outros vão dizer e você já tem sua resposta pronta, não há razão para que que comunicação aconteça.

A primeira tarefa a ser aprendida é que a comunicação acontece entre duas pessoas, no mínimo, ela é regrada por um sistema de turno, em que um fala e o outro ouve esperando sua vez para falar.
Gestos acompanham os sons e auxiliam no entendimento do que você quer dizer, a criança logo aprende que ela consegue coisas dos adultos fazendo sons variados.

Essas convenções e razões para uma comunicação são chamadas de linguagem pragmática.

Muitas das dificuldades sociais tem raiz nesses conceitos, nessa dificuldade de entender a comunicação, não das palavras em si, mas do “jogo” que envolve a conversa.

O período de desenvolvimento da linguagem pragmática começa cedo na vida e é impossível ser aprendida com jogos de computador ou outros eletrônicos, adultos ocupados também não são bons professores, o desenvolvimento pragmático depende das relações cara a cara, das reações que acontecem nesses encontros.
Bibliografia:

How your child’s brain grow. Brain Development and Learning From Birth to Adolescence, Jane M. Healy, PH.D.
The RDI Book. Forging New Pathways for Autism, Asperger’s and PDD with the Relationship Development Intervention Program, Steven E. Gutstein, PH.D.

No comments:

Post a Comment