Friday, November 12, 2010

Brain Gym - alguns exerícios


Carla Hannaford, Ph.D.afirma que nossos corpos são parte importante de todo o nosso aprendizado, e o aprendizado não está isolado no "cérebro". Cada nervo e célula é uma rede que contribuem para a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprendizagem.

O Brain Gym são 26 exercícios e há uma série chamada PACE que significa:

P = Positivo


A = Ativo


C = Clear (limpo)


E = Energético



Todos nós temos nosso próprio ritmo - um ritmo e tempo único para aprender. Acredita-se que atividades PACE ajuda-nos a redescobrir este ritmo.

As etapas são cumpridas em ordem inversa:

Energético: beba água.
Beber água é extremamente importante depois de qualquer situação estressante. Nós costumamos transpirar durante situações tensas, por isso a desidratação causada por esses momentos pode afetar nossa concentração negativamente.

Clear (limpar):"Brain Buttons"
Este exercçio melhora a circulação sanguínea e "liga" o cérebro completo.Esta irrigação sanguínea ajuda a melhorar abilidades de concentração necessárias para escrever, ler, etc.

Precione os recortes logo abaixo da clavícula à esquerda e à direita do esterno (diretamente abaixo dos olhos.) Estes são os seus botões cérebro. Massagie esta área com o dedo indicador e o polegar e coloque a outra mão na fivela do seu cinto por cerca de 2 minutos.

Ativo: "Cross Crawl"
Este exercíco ajuda a coordenar o cérebro esquerdo e direito exercitando a troca de informacões pelos dois hemisférios cerebrais. É útil para habilidades de escrita, soletrar, ouvir, ler e compreender.

Sentado ou em pé. Coloque a mão direita cruzando o corpo até o joelho esquerdo, você levanta o joelho, e então faz a mesma coisa com a mão esquerda sobre o joelho direito, tal como se estivesse marchando, por cerca de 2 minutos.


Positivo: "Hook Ups"
Qualquer situação tensa melhorará com "Hook ups" porque acalma a mente e melhora a concentração.

Em pé ou sentado. Cruze a perna direita sobre a esquerda na altura dos tornozelos.
Leve seu pulso direito e atravesse-o sobre o pulso esquerdo e ligue os dedos para que o punho direito está no topo. Dobre os cotovelos e vire suavemente os dedos em direção ao corpo, apoiando sobre o esterno (osso do peito). Permaneça nesta posição por alguns minutos. Você estará visivelmente mais calmo após esse período.

Abaixo, um vídeo com os exercícios PACE:



exemplo de exercícios baseados no Brain Gym:

No comments:

Post a Comment