Sensory Discrimination Disorder (SDD) Transtorno de discriminação sensorial - é o problema em entender e/ou interpretar mensagens sensoriais, isto provoca uma dificuldade em perceber diferenças e similaridades entre sensações. Esta desconexão acontece em um ou mais dos sistemas sensoriais.
Discriminação sensorial é o que nos permite distinguir entre um chorinho de bebê e um miado de gato (discriminação auditiva); quente/frio (discriminação táctil); encaixar peças num quebra-cabeças (discriminação visual). A capacidade de discriminação sensorial está no nosso sistema nervoso central e afeta todos os sete sentidos.
Uma criança com SDD táctil não conseguirá identificar um objeto somente pelo toque, ela precisara ver o objeto para poder identificá-lo.
Crianças com SDD geralmente precisam de tempo extra para processar as informações sensoriais pois elas têm dificuldade em decodificar as informações que estão recebendo de uma forma rápida e natural como as outras crianças.
Casos extremos podem colocar crianças em risco, se a criança não consegue perceber, ou reage muito lentamente a uma sensação de calor, como o provocado por uma chama ou uma lâmpada, pode causar ferimentos sérios.
Algumas pessoas reportam a dificuldade de perceber e discriminar calor e frio em seus corpos, provocando uma resposta comportamental incorreta, se a pessoa está com calor e não consegue discriminar a sensação acaba por colocar um agasalho ao invés de tentar se refrescar.
Discriminação sensorial é o que nos permite distinguir entre um chorinho de bebê e um miado de gato (discriminação auditiva); quente/frio (discriminação táctil); encaixar peças num quebra-cabeças (discriminação visual). A capacidade de discriminação sensorial está no nosso sistema nervoso central e afeta todos os sete sentidos.
Uma criança com SDD táctil não conseguirá identificar um objeto somente pelo toque, ela precisara ver o objeto para poder identificá-lo.
Crianças com SDD geralmente precisam de tempo extra para processar as informações sensoriais pois elas têm dificuldade em decodificar as informações que estão recebendo de uma forma rápida e natural como as outras crianças.
Casos extremos podem colocar crianças em risco, se a criança não consegue perceber, ou reage muito lentamente a uma sensação de calor, como o provocado por uma chama ou uma lâmpada, pode causar ferimentos sérios.
Algumas pessoas reportam a dificuldade de perceber e discriminar calor e frio em seus corpos, provocando uma resposta comportamental incorreta, se a pessoa está com calor e não consegue discriminar a sensação acaba por colocar um agasalho ao invés de tentar se refrescar.
Nossa experiência:
O Pedro tem uma dificuldade em processar informações tácteis e auditivas tornando a visão um sentido dominante. Para desenvolver o sentido táctil nós cobrimos com uma manta objetos e ele tinha que encontrar o par do objeto que ele via com o que ele tocava e não podia ver. No começo os objetos tinham que ser muito diferentes, como um carrinho e uma bolinha de algodão, depois pudemos introduzir objetos mais parecidos. Numa primeira tentativa nós cobrimos os olhos do Pedro como na brincadeira cabra-cega, ele entrou em estado de pânico ao ter seus olhos cobertos, por isso retomamos o exercício cobrindo os objetos com a manta.
Da mesma forma trabalhamos a discriminação auditiva com brinquedos que imitavam barulhos, como vaca, cavalo, pato, sapo, carro de bombeiro, depois passamos a usar um bingo auditivo.
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