Wednesday, June 23, 2010

Diagnóstico: AUTISMO!? - Por Ana Muniz



Autismo?! ..... a primeira vez que ouvi esta palavra, eu senti uma dor muito forte. Foi uma dor tão forte que meu corpo pareceu amortecer. Comecei então a tentar me lembrar entre lágrimas, tudo o que eu sabia sobre esta doença (que mais tarde, eu iria descobrir que é uma sindrome). E a única imagem que me vinha em mente era a de um garotinho que recusava o abraço da mãe, e balançava o corpo pra frente e pra trás do filme: “Meu filho, meu mundo!”. Não! Não! Meu filho não tinha autismo. Isto está errado! Este Sr. Dr. está totalmente errado. Meu filho sorri, brinca, abraça e beija muito. Ele é muito esperto no computador. E como é esperto! E tem mais, ele aprendeu a ler sozinho aos 3 anos e 4 meses. Simplesmente assim, começou a apontar os dedinhos e ler as palavras! Talvez seja um gênio! Mas autista, não. Impossível! Sei que ele ainda não fala, mas isto é culpa desta bagunça de idiomas. E provavelmente muita culpa minha. Eu não sei falar inglês. E assim, só converso com ele em português. E tem mais, no playground as crianças falam vários outros idiomas. Logo, se não tivéssemos mudado para os EUA, isto não teria acontecido. Meu filho só precisa de um tempo maior para aprender a falar, e tudo vai ficar bem. E assim, meu coração acalmou. E me despedi cordialmente deste tal Dr. pensando que ele estava totalmente errado.

Mas o que é mesmo AUTISMO?! Confesso, que mesmo sem querer pensar novamente no assunto, aquele tal Sr Dr. me deixou preocupada. Enfim, ao chegar em casa corri para pesquisar na internet. Meu marido teve que voltar para o trabalho, e assim eu fiquei sozinha com as minhas dúvidas, e livre pra navegar e chorar. E surpresa, existe muita informação disponível, mesmo em português. Escolhi uma webpage e comecei a chorar de novo. Logo na entrada desta webpage dizia, autismo não tem cura e é para toda vida. Parecia uma sentença de morte! Não consegui ir além da “inicialização” da webpage. Desisti! Resolvi fazer um chá, e tentar parar de chorar. Covarde?! Nunca fui covarde, mas eu sinceramente precisava de um tempo. Algo estava errado com meu bebê, e eu precisava saber o que era para poder ajudá-lo. E assim, falando comigo mesma dizia: “Calma! Coragem! Vamos lá, coragem! Seu filho precisa de ajuda!”. E me munindo de outra xícara de chá, voltei para a internet. E comecei a ler tudo o que encontrava pela frente. De acordo com o Wikipedia (uma enciclopedia online), temos: “Os sistemas diagnósticos (DSM-IV e CID-10) têm baseado seus critérios em problemas apresentados em três áreas, com início antes dos três anos de idade, que são: a) comprometimento na interação social, b) comprometimento na comunicação verbal e não-verbal, e no brinquedo imaginativo, c) comportamento e interesses restritos e repetitivos.” Infelizmente, meu filho se encaixava em duas destas caracteristicas. Tinha um grande problema de comportamento, na escolinha ele não brincava com as crianças e procurava sempre um “cantinho” para brincar sozinho com algum brinquedo. O que nós julgavamos ser timidez, ou dificuldades com o idioma. Possuia atraso na “fala”. Aliás, o atraso de fala foi a primeira caracteristica a ser notada. Infelizmente, somente eu pensava assim. Todos os membros da familia, amigas e a pediatra infantil acreditavam seriamente que eu era uma mãe ansiosa demais. E que meu filho estava super bem. Não sei quantas vezes eu ouvi o clichê: “- Meninos falam mais tarde que meninas! Relaxe! Voce é uma mãe muito ansiosa!”. E diante de todas estas acusações eu fui me calando. Afinal, meus pais, sogros, tias e a pediatra tinham mais experiência do que eu, uma mãe de primeira viagem. Já a caracteristica de comportamento e interesses restritos e repetitivos, eu não percebia nada. Enfim, meu filho não era autista, e o tal Sr. Dr. estava errado! Mudei de webpage, e achei outra página interessante que continha comportamentos caracteristicos dos autistas. Entre os comportamentos mais comuns temos:

• usa as pessoas como ferramenta;
• resiste a mudanças de rotina;
• não se mistura com outras criancas;
• apego não apropriado a objetos;
• não mantém contato visual;
• age como se fosse surdo;
• resiste ao aprendizado;
• não demonstra medo de perigos;
• risos e movimentos não apropriados;
• resiste ao contato físico;
• acentuada hiperatividade física;
• gira objetos de maneira bizarra e peculiar;
• as vezes é agressivo e destrutivo;
• modo e comportamento indiferente e arredio.


Girar objetos?! Meu filho adorava girar os dvds no chão. Mas ele só esta brincando. Movimentos não apropriados?!... ele andava na ponta dos pés e muitas vezes agitava as mãos. Isto de fato era estranho, mas acontecia com pouca frequencia. Hiperativo?!...sim, sem duvida alguma! Age como se fosse surdo?!... as vezes, ele é meio desligado. Mas o importante é que ele não se encaixa em “todas” as caracteristicas. Logo, meu filho não é autista. De fato, o Sr Dr está errado. Meu filho possui problemas com o atraso de fala e de comportamento, mas esta longe de ser um garotinho autista como do filme. Ou levemente semelhante como “Ray man”.


Hoje, quase 4 anos depois de receber o diagnóstico do autismo, eu entendo as dúvidas e incertezas que ocorrem nos corações de uma família ao receber este diagnóstico. Não acredito que estas famílias estejam negando o diagnóstico. Sinceramente acredito, que assim como eu, estas famílias estão tentando descobrir o verdadeiro problema de sua criança. E infelizmente, devido ao fato do autismo ser uma síndrome (e não uma doença) muito complexa, possui diversas particularidades, e nem todas estas características se encaixam nas crianças recém diagnosticadas. Ou muitas vezes, a família por inexperiência não consegue observar os “comportamentos repetitivos”. E a “resistência por mudanças” é em geral confundida como “birras”, ou seja, coisinhas simples de criança. Ou puramente falta de “pulso firme” da mãe.


Atualmente, meu filho está com 7 anos, e eu sei que ele é autista. Sabe falar, ler e escrever. Ainda possui muitos problemas de comportamento, e nós continuamos trabalhando em busca de melhorias. Durante todos estes anos, desde o diagnóstico que mudou totalmente nossa vida, tivemos momentos muito ruins como agressão física, que felizmente se modificou. E momentos que considero um verdadeiro milagre, como as primeiras palavras faladas por meu filho. Perdemos alguns amigos, ou melhor dizer, eles se afastaram. E felizmente, ganhamos outros. Sendo que muitos destes novos amigos são famílias dos grupos online, que vivem as mesmas situações que nós. Estes grupos online são um importante ponto de apoio, e troca de informações. São minhas irmãs e irmãos de luta! Quanto ao futuro, não sei o que isto nos reserva. E procuro evitar perder muito tempo pensando sobre isto. No momento, estamos fazendo tudo o que podemos para tentar garantir um futuro mais tranquilo para meu filho e outras crianças autistas. É uma luta muito dificil, mas felizmente não estamos sozinhos.


Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo
http://www.autistas.org/comportamento_caracteristico.html

Por Ana Muniz - e-mail: mkpa.us@hotmail.com

13 comments:

  1. Oie.... sou mãe de uma menininha de 3 anos que possui, segundo o pediatra e a psicóloga, espectros autistas. Estou naquela fase em que tudo parece sem sentido. Estou verdadeiramente sem chão.... Nem sei porque te escrevo, nem sei exatamente o que busco... talvez um colo... Fique com Deus !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Paula, estou no mesmo barco. Se vir esta mensagem visita meu blog:
      meumundoxteumundo.blogspot.pt

      Delete
  2. Paula, so vi sua msg hoje!
    Me escreva.
    Meu email mkpa.us@hotmail.com

    ReplyDelete
  3. Hoje tirei o dia para ler blogs :), incrivel como cada uma de nos temos historias a contar, mas acabam sendo quase as mesmas, a minha soh difere sa sua qdo eu diagnostiquei meu filho primeiro que os pediatras.

    ReplyDelete
  4. Olá amigas, recebi esse diagnóstico de austimo em meu filho de 2 anos e 5 meses mas realmente estou chocada, e não acreditando. Já desconfiava de meses que ele não é normal e li mto sobre autismo e tinha certeza que meu filho se enquadra em sindrome de asperger. Ele foi hoje na primeira consulta de meia hora e e neuro diagnosticou com austimo. Não acham mto cedo? Precisa de tempo para ter diagnostico não é? Nãoe stou negando, só acho que ele tenha asperger.

    ReplyDelete
    Replies
    1. olá viviane, ele até pode ter asperger, mas no inicio é sempre autismo que os médicos diagnosticam.
      Com a evolução é que poderão ter a certeza
      A minha menina também acho que vai ser asperger (tem a mesma idade do seu menino)

      Blog: meumundoxteumundo.blogspot.pt

      Delete
    2. Oi Helena, obrigada pela sua resposta. Gostaria de sua opinião sobre medicamentos.
      Meu filho é um menino carinhoso, adora beijos e abraços, atende qdo chama, entende tudo que eu falo, olha nos olhos, não parece autista, porém ja me conformei e aceitei que ele é e precisa de ajuda.
      A neuro pediatra receitou Ansitec para ele em julho, mas eu acabei não comprando por medo e na epoca meu filho estava calmo. Mas de uns dias pra cá anda tendo uns ataques de nervo, começa a chorar sem motivo aparente, um choro desesperado e mto nervoso, começou a bater e empurrar os amiguinhos na escola. Estamos incentivando a dar beijos e abraços dizendo que no amigo só se faz carinho e que tapas machucam...então ele beija e abraça o amiguinho, mas não demora mto volta a dar tapas. Com isso eu comprei o remedio, mas esta aqui fechado, estou com medo da dependencia, sei lá, não quero intoxicar meu filho. O que vc acha? Sua menina toma alguma medicação pra controlar a ansiedade? Fiquei mto feliz pela evolução dela, li seu blog e fico emocionada em ver que ela fala frases, deve ser a coisa mais fofa do mundo!!! Meu filho começa tratamento com psicologa, pedagoga e terapeuta na proxima semana, vou procurar uma fono tbm, pois a primeira que tentamos não deu certo, ele só chorava, na epoca eu tinha apenas suspeita de autismo. Acredito mto que meu filho vai falar assim como a sua menina! Beijos, fiquem com Deus sempre!!

      Viviane

      Delete
  5. Viviane,
    seu filho é muito pequeno para entrar com medicação para ansiedade. O q difere um asperger de um autista é q o aspie não apresenta atraso na fala, a fala é sem sentido de comunicação, mas falam na idade certa. Nem asperger, nem autismo dá um prognóstico exato do futuro da criança, por isso, não se preocupe com isso.
    Os choros, "birras" aparecem perto dos 3 anos qdo as frustrações ficam maiores para as crianças. O fato de manter contato visual com as pessoas não exclui o autismo. Falar é bom, mas se comunicar é o importante. Foque nisso!
    No link vc encontra textos q detalham mais a comunicação e algumas idéias do q fazer para estimular a comunicação como um todo.
    http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br/search/label/comunica%C3%A7%C3%A3o
    bjs, Marie

    ReplyDelete
  6. Olá amigas! Marie obrigada por seus conselhos e opiniões de sempre, me ajudam muito :)
    Meu filho está um amor de criança, ele está tomando florais de bach e as birras e choros constantes pararam, só ficaram as birras normais de criança da idade dele. Ele começou tratamento na APROAUT com psicologa, terapeuta ocupacional e pedagoga, adora o tratamento, adora as atividades e sai de lá super esperto e animado. Não consegui atendimento com a fono por lá, mas já estou providenciando outra pelo plano de saúde dele. Na APROAUT conheci uma mãe de um menino com sindrome de asperger e ela me disse que hoje ela tem o maior orgulho de as vezes ter que mandar o filho ficar quieto rsrsrsrs ele fala muito, mas só foi falar com 4 anos de idade. Estou bem animada com o tratamento e está sendo ótimo sentar e conversar com as mães de outras crianças, trocar as experiencias, conhecer outras crianças autistas.
    Quanto ao remédio Ansitec ele está aqui guardado, não penso em dar para meu filho pois os florais de bach ajudaram mto e não fazem mal por serem naturais. Beijos amigas, fiquem com Deus!!!!!

    ReplyDelete
  7. OI Ana, sou mae de Bernardo de 9anos, vivo numa luta diariamente para obter a comunicação dele. Ele é lindo, carinhoso, esperto mais possui algumas caracteristicas bem claras.Trabalhamos arduamente com uma grande equipe e eu como mae a unica coisa que mais espero é um dia poder conversar com ele. Lendo seu texto , consegui me ver naquele cenario. Afinal sou ansiosa e escutei tudo que vc escutou.
    Preciso saber um pouco mais sobre os tratamentos que o teu principe faz, bem como conseguiu a fala. No momento o me principe fala apenas PAPA, MAMA, CARR ( de carro) PISC de ( piscina) balbucia um monte.
    Pra ser bem sincera ainda estou muito aflita com a nao comunicação.
    grande bjo Fernanda

    ReplyDelete
  8. Oi Fernanda,
    fique a vontade de escrever. Meu amil é mkpa.us@hotmail.com Somos mães autistas e meu filho melhorou muito justamente trocando experiências com outras mães. Aliás, a mãe que mais me ajudou foi a Marie Dorion proprietáira deste blog. Bom, só pra ir adiantando um pouco. Eu usei muito as dicas do livro "mais que palavras" de Fern Sussuman. Nao tem este livro pra comprar. Segue um link http://autismo-licaodevida.blogspot.com.br/2011/02/download-de-livro-mais-do-que-palavras.html . bjs e estarei aguardando sua msg. AnaM

    ReplyDelete
  9. Oi

    Acabei de ler seu blog, to meio perdida e procurando um norte, meu filho tem 2 anos e 10 meses meu primeiro/único filho...notei q ele estava tendo dificuldade com a questão da oralidade e coloquei ele na escola...fui chamada pela escola recentemente pedindo q eu procurasse uma fono pq ele não conseguia responder as questões em classe como as outras crianças..então fui até a pediatra dele q me encaminhou para a neuropediatra...fiz a anamnese...e a médica mão quis fechar ainda um diagnostico, pq queria um relatório detalhado da escola e queria q ele fizesse um eletro., mas curiosa q sou perguntei: Se a Sra tivesse q Diagnosticar alguma coisa agora o q seria?

    Ela respondeu secamente "eu diria se tratar de um Transtorno Invasivo de Desenvolvimento" Trocando em miúdos ela estava me dizendo q meu filho poderia ser autista...perdi o chão, a fala, o ar...tudo me fugiu...me sinto sozinha e perdida, me agarro ha um fio de esperança de q a médica esteja se precipitando com o olhar clinico...hj, ele apontou pra cima e disse: O céu mamãe...e eu pensei q Deus estava ali olhando pra gente e q por mais q me doa agora (e como dói) eu não posso fraquejar!

    Entrei nesse blog esperando achar alguma coisa como diagnostico errado..etc..mas encontrei conforto independentemente de qualquer coisa. Esses sentimentos citados ai e cima são exatamente os meus agora!

    Obrigada

    Beijos

    Uliana

    ReplyDelete
  10. ola,meu filho esta c 3 anos e 3 meses e esse diagnostico me parece um pouco precipitado. Ele n parece saber q ele e Angelo parece tratar os outros como uma equipamento proprio tem alguns sintomas porem a fala esta melhorando muito e parece q n tem nada porem de repente as vezes ele ausente longe e se afastando das brincadeira ou qdo brinca sempre tenho q me meter pela falta de controle dele

    ReplyDelete