Wednesday, October 13, 2010

A importância do olhar

Olhar


Este é o primeiro fundamento da comunicação e da interação pessoal e é o que mais gera confusão.

Numa pesquisa rápida no Google eu encontrei algumas “explicações” do porque o contato visual é tão importante, entre elas é que olhar olho no olho quando conversamos com alguém é um sinal de respeito pelo emissor, outra é que os olhos são as janelas da alma e olhando nos olhos de alguém você conseguiria ver sua alma, outra é de que precisamos olhar para poder entender o que nos está sendo falado. São todos motivos válidos.


Para todas essas explicações você encontra comentários refutando-as, e todos os comentários são igualmente válidos. Assim, podemos entender o porque de tanta confusão sobre o tema.

A minha hipótese (educated guess) sobre o contato visual é que só olhando para alguém, para o rosto como um todo (e não focando só no olho, só na boca, só no nariz, etc) é que somos capazes de conectar com essa pessoa e com as emoções que estão por trás de sua fala.

Se a busca do olhar é o primeiro movimento humano em direção à interação e a comunicação não podemos ignorar a importância do olhar no desenvolvimento humano mesmo que não tenhamos um consenso em sua funcionalidade que provavelmente é múltipla.


A primeira infância é repleta de brincadeiras que exploram o contato visual, as caretas, prosódicos, a comunicação que cria vínculos e que não precisa de palavras.


As crianças com autismo ou não desenvolvem estas brincadeiras visuais com seus pais quando bebês ou perdem a qualidade e intensidade depois da manifestação da síndrome. Em ambos os casos é de extrema importância que haja o resgate desta fase de entender o olhar.


Basicamente, é importante ressaltar à criança com transtorno de desenvolvimento através de jogos, brincadeiras e atividades que o olhar é uma poderosa ferramenta de informação, tanto a comunicação que o olhar passa através da expressão, tanto a informação que conseguimos perceber no ambiente seguindo o olhar de alguém.


Os primeiros contatos visuais devem trazer prazer à criança para que essa busca por prazer traga a motivação para o aprendizado e exploração. É a criação de vínculos através do olhar que você pode ler mais no post: Por onde começar de set/2010, neste blog.

No comments:

Post a Comment