Sunday, June 19, 2011

Connector - Pedro 19 anos



Na primeira parte do vídeo, o Pedro caminha em direção ao Shopping em frente aos seus pais, assim ele tem a segurança que seus pais olham por ele o o mantém seguro, o lugar é movimentado, com muitos estímulos sensoriais, não todos os estímulos o Pedro pode processar e entendê-los por isso mantém as mãos levantadas, como em posição de constante defesa, e mexe com os dedos e a cabeça.

Na saída, ligado à mãe através do Connector, eles caminham lado a lado, as passadas estão coordenadas, o que pode demonstrar que a conexão no subconciente entre mãe e filho não é perdida, mesmo com todos os estímulos sensoriais externos, por estarem fisicamente ligados.

Essa conexão subconciente e a posição lado a lado, estímula o contato visual, hora iniciado pela mãe e retribuido pelo filho, e hora iniciado pelo filho.

Existe a possibilidade do toque quando necessário, porque o Pedro caminha fisicamente próximo à mãe, e o toque é de extrema importância para processarmos estímulos mais difíceis.

A proximidade e conexão permite que eles compartilhem interesses, a mãe aponta e o Pedro segue seu apontar, usufruindo de um momento de conexão social/emocional.



Como o Connector NÃO é uma ferramenta de contenção, foi projetado para que a conexão se quebre, para assim, ser possível praticar a reconexão.

Saber reconectar é mais importante até que estar conectado, porque as relações humanas são recheadas dessas quebras. estamos constantemente desconectados e reconectando uns dos outros, mais tempo do que passamos de fato conectados.

Ter a iniciativa de reconectar é crucial, e o Connector dá as ferramentas tangíveis para essa reconexão subconciente.


Uso do Connector em casa:

"Ontem caiu uma tempestade de bom tamanho por aqui, e o Pedro tem pavor delas, lembra? É verdade que foram poucos trovões, mas o vento e a chuva foram muito fortes, e batiam na porta da cozinha, que é de metal, o barulho era grande. Bem, Pedro ficou com todos os sinais de pavor, mãos geladas e suadas, e coração a mil. Aí eu coloquei o conector e me sentei com ele no sofá, vendo um programa na televisão ( não lembro qual....) e conversando com ele. Quando a chuva diminuiu um pouco fomos preparar o jantar, sempre com o conector. Olha, funcionou! Pelo menos dessa vez funcionou, ele ficou menos apavorado e por um tempo menor."


trecho retirado de uma mensagem da Haydée para o Eric Hamblen - inventor do Connector

No comments:

Post a Comment