ESTE É UM EXEMPLO PESSOAL E NÃO UMA FÓRMULA A SER SEGUIDA
Abaixo o plano que foi utilizado para a mudança de comportamento do Luís que era baseado em questões sócio-emocionais. Para os comportamentos com base na dificuldade de comunicação, estratégias com esse foco foram utilizadas. Aqui, a escolha depende da motivação do comportamento e não do comportamento em si.
Ser bom!
Aprecie Luís quando ele estiver sendo agradável. Isso significa que, diga "Você é um bom menino!", quando Luís NÃO estiver mordendo, batendo, chutando, puxando, empurrando ou qualquer tipo de agressão.
Se a agressão é contra alguém, incluindo você, seja firme, diga NÃO chute ou o que for a agressão, não se esqueça de fazer contato visual para fazer Luis sentir-se mal sobre sua ação.
Se a agressão é contra brinquedos, apenas lembrá-lo com um tom de voz firme: "Lembre-se, não se chuta os brinquedos. Você precisa ser bom com os brinquedos!".
Adesivo do bom menino
Para este programa, foi trabalhada uma etapa anterior:
Coloque um adesivo na camiseta do Luís e diga que ele é um menino legal, por isso está recebendo o adesivo de menino legal e porque ele tem este adesivo ele pode acessar uma caixa de prêmios, que são brinquedinhos simples que precisam do outro para funcionar (assim é mais fácil de retirá-lo e retorná-los à caixa) como brinquedos de corda, piões. De 3 em 3 minutos faça a checagem de adesivo, se o Luís estiver com seu adesivo ele ganha um novo acesso à caixa de recompensas. Caso ele agrida alguém, perde o adesivo e o direito a acessar a caixa, até q se passem 3 minutos sem agredir a ninguém.
O intervalo para checar o adesivo de bom menino do Luís foi aumentado gradativamente, a cada 5 minutos, a cada 10 minutos, a cada 20 minutos. Neste ponto, já havia-se criado no Luís a "cultura pelo adesivo", ou seja, só o fato de ter o adesivo e isso significar que ele era um bom menino já bastava como prêmio para o Luís.
Cloque um adesivo na camiseta do Luís. A cada 20 minutos faça a "checagem de adesivo".
Se o Luís não mostrou nenhum comportamento agressivo, aprecie-o dizendo "Você é um menino legal, você está com seu adesivo de menino bom".
No momento que o Luís demonstrar qualquer agressão contra pessoas (contra brinquedos ainda é permitido por agora) TIRE SEU ADESIVO e diga "Não é legal morder/chutar, você perdeu seu adesivo por isso"
Ficar calmo!
OBJETIVO: Situações que promovem escalada emocional Luís: espera; quebrar sua rotina ou padrão (flexibilidade)
AÇÃO: Interferir na rotina do Luís, mas antes que haja a perda de controle, aprecie-o por ter se mantido calmo. No começo você precisa ser MUITO rápido.
Algumas idéias: Com o Sr. Cabeça de Batata, olhos diferentes, chapéu, sapatos. Você pode esconder os seus favoritos e quando ele escolher um outro você pode dizer: "Oba! Você tentou um chapéu diferente E você ficou calmo!" então você pode dar a sua peça favorita como prêmio.
Complacência
Peça ao Luís para fazer algo e aprecie quando ele fizer. "Você fez o que eu pedi, isso foi tão legal!"
Me dê ....
Sente .....
Coloque o ..... no .....
Levante .....
Bata palmas .......
Revezar a vez
Jogos - Escolha jogos que precise de algum material que possa ser compartilhado como dados, martelinhos, etc.
Esperar
Para descer no escorregador, derrubar blocos, jogar a bola, pular nas almofadas, etc
Comece com a espera de 1 segundo, aprecie essa espera, mesmo que breve, depois vá aumentando o tempo, se a criança sabe números, conte os segundos com ela para ajudá-la, no começo, a contar o tempo. Com o entendimento dos segundos, você pode usar timer para ter um apoio visual do tempo passando.
Circuíto de brincadeiras
O objetivo é desenvolver novas habilidades e interesses em brincadeiras e trabalhar nas transições. Intercale brincadeiras preferidas com novas brincadeiras.
Ajuste o timer. Ele precisa ficar 10 minutos pelo menos nas atividades novas e não mais que 15 minutos nas atividades preferidas.
Para as transições, mostre o timer: "nós precisamos brincar mais .... minutos com .... " (atividade não preferida); "Você tem mais 5 minutos com .... (atividade preferida) então nós vamos fazer outra coisa"
Atividades preferidas (do Luís) Novas atividades (para o Luís)
Sr Cabeça de Batatas Colorir com giz de cera (não deixar q ele os use para estereotipia)
Brinquedos de comida Massinha (não deixar q ele os use para estereotipia)
PEGS Carrinhos
Elefun Fazendinha
Quebra-cabeças Casinha de bonecas
Pig bank Projetos de arte
Chapéis/ Mascaras
Instrumentos musicais
Apontar
Apontar é uma comunicação não verbal importante.
Organize um brinquedo para trabalhar em apontar como os pegs, pig bank, quebra-cabeças e dê ao Luís duas escolhas, ele precisa escolher apontando, se ele disser a cor, peça-lhe para mostrar (apontando apontando qual é a cor).
Se ele diz "verde", diga-lhe: "Mostre-me qual é o verde"
Acesse também:
Comportamento socio-emocional e autismo
ABA na brincadeira
AT EASE Model
No comments:
Post a Comment