Tuesday, August 9, 2011

Diferente resposta = diferente reforço positivo


Reforçadores diferentes terão valores diferentes. Alguns são apenas legais e outros são "eu faço o que for para ganhar". É fundamental ter uma gama completa de reforços para que você possa utilizar reforçamento de graus diferentes para comportamentos de graus diferentes. Ou seja, você quer entregar o reforço extraordinário para o comportamento extraordinário, o reforço bacana para o comportamento bacana, mas você vai proporcionar incentivos para cada melhora da performace.

Nós categorizamos os reforços em A (com o A+), B e C. Na caixa de reforços C estavam os objetos que representavam um incentivo, na caixa B os que eram bem bacanas, na caixa A os prediletos e o A+ era o favorito de todos.

Para categorizar o comportamento, um comportamento A+ era a resposta mais adequada possível para uma tarefa ou performace difícil, o comportamento A representava uma resposta engajada e correta. O comportamento B era uma resposta correta, porém poderia ter um melhor engajameto e o comportamento C era uma resposta incorreta, porém com um ótimo engajamento na tarefa/atividade.

É super importante a criança saber o que está sendo premiado, simplesmente dizer "muito bem" muitas vezes pode não ser claro para a criança, neste caso, o melhor é ser totalmente explícito "adoro quando eu posso ver seus olhos" - para premiar por bom contato visual; "perfeito, vc sabe mesmo as cores" - para premiar a perforace; "fico tão feliz quando você vem até mim" - para premiar a obediência do comando" vêm"; "muito bem, você está mantendo seu corpo calmo" - para comemorar com crianças que estão controlando stims; "que legal que você está sentado" - para crianças que estão aprendendo a não buscar tanto movimento; etc

Para categorizar qual reforço pertence a qual caixa, de tempos em tempos nós fazíamos avaliações de reforço de duas maneiras:
A primeira versão no vídeo abaixo eram colocandas 3 opções sobre a mesa e era oferecido que o Pedro pegasse uma das opções. Depois de escolhidas as 3 opções de reforços eram oferecidas essas três novamente para determinar qual era o A+.
Na segnda versão o Pedro tinha acesso a todos os reforços de uma vez e eram categorizados conforme a ordem de escolha.
A terceira versão é um exemplo de token system, que é uma maneira de "atrasar" a entrega do reforço. Neste caso, o Pedro ganhava uma letra para cada resposta (ele sempre amou letras e escrever) e quando ele completava a palavra tinha acesso ao prêmio.



Outros dois exemplos de como pode ser motado um token system:





4 comments:

  1. Fantastico.......maravilhoso.

    Amei!!!!!!! Parabéns Marie

    ReplyDelete
  2. Muito, muito bom,
    Sinto falta disses cursos e atividades aqui em Curitba.
    Tenho um blog onde tento passar informações importantes sobre autismo.
    Vim aqui pelo e-mail coletivo do educautismo, e já linkei ao meu.

    Abraço
    Meri Aleixo

    ReplyDelete
  3. Espetacular mesmo e o mais importante como ele vai se desenvolver daqui pra frente.

    ReplyDelete