Monday, November 21, 2011

Thanksgiving por Andréa Werner


Sempre tive medo de ser uma "pessoa reclamona". Desde cedo na vida, esse tipo de gente me incomodava. Acho que é por isso que eu me esforço tanto pra não assumir a posição de vítima.

Aqui em casa, passamos os últimos 2 anos aos sobressaltos. Primeiro, veio uma notícia de câncer da minha mãe. Logo depois, o diagnóstico do Theo, aos 2 aninhos. Com tantas "novidades", o casamento também passou por uma fase delicada.

Quando achávamos que as coisas iam começar a acalmar, vinha mais uma novidade: uma complicação da doença da minha mãe, um infarto do meu sogro e, mais recentemente, a perda do meu emprego.

Olhando por esse lado, eu até teria, sim, motivos pra ficar reclamando da vida. Mas acho que isso é escolha. E eu escolho ser otimista. Sempre dá pra achar coisa boa no meio disso tudo, quer ver?

Primeiro, sou grata à vida por meu filho não ser um caso grave. Poderia ser muito, muito pior, inclusive algo bem mais grave do que o autismo. Nós, que vivemos cotidianamente nos consultórios dos neuropediatras, sabemos muito bem que existem pais em situação bem mais complicada e dolorosa no mundo.

Sou grata porque o diagnóstico do Theo veio cedo, coisa que ainda é rara no Brasil. Sou grata por termos condições financeiras de dar um tratamento adequado pra ele. Sou grata por ter encontrado os profissionais certos em uma velocidade recorde. Por estar vendo os resultados das terapias a cada dia, com cada avanço e novidade que ele apronta.

Sou grata porque meu filho me beija, me abraça e fala "mamã" todos os dias com um amor tão enorme nos olhos que eu chego a pensar que não mereço.

Sou grata porque as dificuldade pelas quais passamos serviram para fortalecer o nosso vínculo de marido e esposa. E até o meu desemprego serviu para fortalecer meus vínculos com o meu filho.

Sou grata pela minha família, pela família do meu marido, e pelos amigos, que são a família "escolhida", por todo o apoio e amor dados durante esse tempo. Acho que o Theo não tem noção de como é amado, mas tenho certeza de que ele vai perceber isso quando for mais velho.

Sou grata pelas pessoas maravilhosas que conheci nessa nova jornada: outros pais e mães, com dores semelhantes, que me entendem melhor do que ninguém. Como conheci gente forte nesse período! Como tenho aprendido!

E, pra terminar, sou grata pelo futuro que vem aí. Sou otimista o suficiente pra acreditar que ele vai ser ótimo pro meu Theozão. E que ele vai ser uma pessoa feliz, que vai continuar superando suas dificuldades a cada dia, e que vai encontrar uma sociedade mais justa, amorosa e inclusiva.

Happy Thanksgiving!

3 comments:

  1. Muito bem, Andréa!Como dizem os chineses: prepare-se para o pior, espere o melhor e aceite o que vier. Pessimismo é perda de tempo e energia. Beijocas.

    ReplyDelete
  2. Me deu uma vontade enorme de conhecer o Theo! Sabe, Andréa, eu tive dois alunos autistas enquanto cursava o chamado "Curso Normal" (que fiz concomitantemente ao Ens. Médio - e sei a dificuldade de comunicação que se estabelece. Mas o diagnóstico precoce e a família unida, o amor que você tem por ele, essa dedicação e esse carinho... Gente, esse ambiente faz toda a diferença.
    Theozinho é lindo! Iupi!
    Dá um beijão nele por mim.

    ReplyDelete