Wednesday, September 12, 2012

Estereotipia Vocal

Gritos, mantras, falação, barulhos ... pouco a pouco vão mexendo nos nervos de quem está por perto. Quando menor, o Pedro tinha uma forte estereotipia vocal que ele se entretia com ela o dia inteiro, se não direcionado para outra coisa. Abaixo está a descrição do que fizemos na época.

Aplicamos uma técnica que é voltada para o auto-controle da estereotipia, primeiro ponto foi ensiná-lo que ele comanda a estereotipia e não a estereotipia comanda ele.

Segundo os especialistas de comportamento, quando o Pedro entra na estereotipia vocal é como se ele ligasse um video-game na cabeca, o que é muito mais divertido (para ele) do que qualquer outra interação.

Na prática: Dentro da sessão de ABA nós estipulamos um trial só para redirecionar esse comportamento, o Pedro podia escolher a atividade e a cada 5 segundos a terapeuta premiava ele por "quiet mouth" (boca quieta), nos usamos o Token e quando ele conquistava 5 tokens podia brincar no jardim.

Quando ele entendeu que ELE tinha o poder sobre a estereotipia vocal nós fizemos um cartão com um lado vermelho (No Noise - Sem barulho) e outro lado verde (Noise is OK). Entao durante a sessão de terapia, enquanto ele estava trabalhando, se ele fizesse a estereotipia vocal a terapeuta mostrava o cartão do lado vermelho e dizia "sem barulho", quando ele estava nos seus momentos livres que são o reforco dele a terapeuta mostrava o cartão verde e dizia "agora barulho é OK".
Quando ele entendeu bem - nós coletamos dados em quantas vezes por sessão era necessário redirecionar estereotipia vocal quando no cartão vermelho e quando chegamos a 10 vezes em 2 horas e meia - colocamos o cartão na parede, do lado vermelho quando ele está trabalhando e do lado verde quando ele está em "reinforcer time" e se a terapeuta precisa redirecionar ela só aponta para o cartão na parede.

Eu tinha um na cozinha também que eu coloquei para as refeições.

Ele entendeu tão bem que algumas vezes, dentro da sessão, a terapeuta esquecia de virar para o lado vermelho na hora do "trabalho" e ele mesmo ia na parede e virava.

Ele generalizou para outras situações tambeem, quando estamos em público eu só redireciono dizendo "no noise" e ele sabe que tem que controlar o barulho.

Eu tento não ser pentelha e redirecionar a todo o tempo, eu só redirecino quando não pode mesmo, se ele esta num parque, na piscina, que dê os gritinhos que quiser, mas se é numa sala de espera, tem que ficar com a boca quieta.

As outras teorias, RDI e Son Rise, dizem que quanto mais ele estiver envolvido em outras coisas, menos estará engajado nas estereotipias, isso é verdade, mas às vezes temos que usar do ABA para engajá-los.

O RDI pede que você não redirecione a estereotipia e sim a atenção da criança, outra maneira seria se quando a criança comecasse com uma estereotipia o adulto redirecionar a atenção da criança para alguma atividade que fosse incompatível com o movimento que ela está fazendo.
Então com a estereotipia vocal, seria fazê-lo respirar fundo, cantar lalala ou qualquer outra coisa que fosse impossível fazer simultaneo aos mantras e gritos.

Outras estratégias para auto-cntrole:
Desenvolvendo auto-controle
Auto-controle

2 comments:

  1. Olá, boa noite! Meu filho começou a desenvolver falas há uns 3 meses e agora passaram a ser gritos. Meu filho fazia uso do Risperidona e devido a esses novos episódios o neuro aumentou a dose porém não resolveu e ele ficou apático e como surgiu uma suspeita dele possivelmente estar desenvolvendo esquizofrenia infantil procurei um psiquiatra e ele exterminou essa hipótese mas receitou Anafranil pra melhorar seu humor e de fato melhorou no inicio e até diminuiu o episódio das falas mas voltou a falar excessivamente e hoje o psiquiatra retirou o Risperidona e receitou o Aristab (Aripiprazol) já faz uma semana que iniciou o uso mas não vi melhora alguma até o momento. Seu filho continua com as falas ou já mudou a esteriotipia pra algo novo ?
    Não sei mais o que fazer, me sinto impotente.Ele me pede ajuda, diz que quer parar, chora e nada posso fazer pra ajudá-lo. Se puder entre em contato comigo via e-mail (roselayne_soares@hotmail.com)

    ReplyDelete
  2. Oi .Roselaine tudo bem ? Meu filho tomou respiridona , pq infelizmente a maior parte dos médicos se a gente chega falando que a criança é agitada ,eles já receitam respiridona , neuleptil trileptal esses remédios são fortes ainda mais para criancas , após o respiridona meu filho apresentou tikes e engordou demais. Suspendemos o remédio dele , hoje ele faz tratamento com homeopatia ..Meu filho está muito bem .Tenho certeza que nossos filhos vão conseguir vencer todos os obstáculos ..Sabe pq , Deus está no controle

    ReplyDelete