Monday, February 7, 2011

Vídeos - Como nossos filhos sentem.

Achei os dois vídeos extremamente interessantes para entendermos um pouquinho do que se passa com nossos filhos, o primeiro é o caso de uma menina com comprometimento severo, o segundo um lindo garoto Asperger.

Não acredito que todos o autistas sintam assim, da mesma forma como nem todo neurotípico sente igual, mas a história deles é muito valiosa para quem quer entender o que uma pessoa com autismo pode sentir em relação ao mundo e seu próprio corpo.

http://www.youtube.com/watch?v=M5MuuG-WQRk&feature=player_embedded

As informações mais interessantes deste vídeo no meu ponto de vista, são a explicação que ela dá da sua lucidez em relação ao mundo ao seu redor, que os seus comportamentos têm uma "força própria", que ela entende o que é certo e errado, mas que não tem controle sobre seu corpo.
Os comportamentos das pessoas autistas não podem ser julgados por ninguém e as pessoas não podem ser rotuladas com base neles. Eu acredito que a sociedade precisa ser mais tolerante com as pessoas que não têm controle sobre seus comportamentos e tentar entender o quão dura é a vida para estas pessoas e o quanto os "típicos" deveriam ser agradecidos por não ter que lidar diariamente, minuto a minuto, com um desafio desta grandeza.

http://www.youtube.com/user/Madhavamendes#p/u

Neste segundo vídeo é tão sincero a explicação que o garoto dá sobre a diferença de ser capaz de falar, porém com a incerteza de se comunicar.
Comunicação vai muito além de falar!
Muito interessante os aspectos que ele ressalta da sua personalidade, eloquencia e inteligência superiores à sua idade e desejos e gostos de um garoto de 6 anos.

Obrigada à Ana Muniz por postar o primeiro vídeo e a Márcia por divulgar o segundo.

Na mesma linha há um post em outro blog que vale um visita:
http://amaedoautista.blogspot.com/2010/09/video-sobre-autista-nao-verbal-que-se.html