Gestos, mímicas, expressões faciais são o fundamento para desenvolver a linguagem semântica.
A importância da comunicação não-verbal é tão óbvia que é intrínseca ao desenvolvimento típico. Pense no quanto pode ser comunicado sem o uso de palavras.
Se você observar a comunicação, nós estamos o tempo todo procurando por sinais que assegurem que nós estamos sendo compreendidos, a grande maioria desses sinais estão nos gestos que incluem nossa postura que é a expressão corporal e nossas expressões faciais; é daí que vem nossos gestos.
Por isso, é de extrema importância que ao estimular uma criança que tenha comprometimento na comunicação a falar não esqueçamos da tremenda importância de usar e interpretar gestos.
No livro “Your Child’s Growing Mind” da autora Jane M. Healy, PH.D. página 189 você encontra: “Neurolingüistas asseguram que linguagem (e inteligência humana, da mesma forma) desenvolve-se diretamente dos gestos, e também pelo processo de manipular ferramentas (brinquedos no mundo infantil), além de atividades físicas que devem englobar o pensamento e não somente um movimento de reflexo.”
Além da comunicação o uso de gestos desenvolve a inteligência da criança através da percepção e atenção. Inclua no tratamento do seu filho um período do dia em que vocês se dediquem à comunicação sem palavras, use gestos, olhares, posicionamento do corpo como meios de comunicação, você irá perceber como é necessário uma sinergia e que a comunicação mais complexa só acontece quando estes componentes estão presentes e não somente as palavras.
A importância da comunicação não-verbal é tão óbvia que é intrínseca ao desenvolvimento típico. Pense no quanto pode ser comunicado sem o uso de palavras.
Se você observar a comunicação, nós estamos o tempo todo procurando por sinais que assegurem que nós estamos sendo compreendidos, a grande maioria desses sinais estão nos gestos que incluem nossa postura que é a expressão corporal e nossas expressões faciais; é daí que vem nossos gestos.
Por isso, é de extrema importância que ao estimular uma criança que tenha comprometimento na comunicação a falar não esqueçamos da tremenda importância de usar e interpretar gestos.
No livro “Your Child’s Growing Mind” da autora Jane M. Healy, PH.D. página 189 você encontra: “Neurolingüistas asseguram que linguagem (e inteligência humana, da mesma forma) desenvolve-se diretamente dos gestos, e também pelo processo de manipular ferramentas (brinquedos no mundo infantil), além de atividades físicas que devem englobar o pensamento e não somente um movimento de reflexo.”
Além da comunicação o uso de gestos desenvolve a inteligência da criança através da percepção e atenção. Inclua no tratamento do seu filho um período do dia em que vocês se dediquem à comunicação sem palavras, use gestos, olhares, posicionamento do corpo como meios de comunicação, você irá perceber como é necessário uma sinergia e que a comunicação mais complexa só acontece quando estes componentes estão presentes e não somente as palavras.
No vídeo abaixo é um exemplo do uso de gestos com seu objetivo maior como o aumento da conscientização do que acontece no ambiente num dos objetivos do programa de RDI.
Também é possível trabalhar gestos com programas de ABA, estes programas definem a importância de aprender gestos, além de conscientização do que acontece no ambiente e entendimento de linguagem não-verbal, mas também o aumento da capacidade de ler pistas sociais; melhorar o funcionamento na sala de aula e em grupos em geral, inclusive o grupo familiar e desenvolve meios de comunicação adicionais.
Na nossa experiência, além de todos os objetivos descritos pelo ABA e RDI em relação aos gestos, nós descobrimos que o gesto, como movimento auxilia na produção oral do Pedro, é como se o gesto facilitasse a organização corpórea para que a fala flua com mais facilidade. Até hoje, o Pedro se apóia na ASL (American Sign Language – Linguagem de sinais) em dias que seu sistema sensorial está mais atrapalhado, e essa ferramenta auxilia na expressão oral.
Bibliografia:
Your Child’s Growing Mind, by Jane M. Healy, PH.D.
Smart Moves, by Carla Hannaford, Ph.D.
The RDI Book, by Steven E. Gutstein, Ph. D.
A work in progress, by Ron Leaf & John McEachin
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